Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jaqueline-
dc.date.accessioned2025-01-06T19:40:08Z-
dc.date.available2025-01-06-
dc.date.available2025-01-06T19:40:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Jaqueline . Projeto social batucando a esperança: A pedagogia musical como ponte de transformação. 2024. 29f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4036pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4036-
dc.description.abstractThis study investigates the impact of the Batucando a Esperança project on social transformation through music in community contexts. Thus, the central objective is to analyze how the project’s practices contribute to active participation, inclusion and empowerment, promoting social change and strengthening community ties. Adopting a qualitative approach, the study involves a literature review with direct observation of pedagogical practices. Data collection seeks to understand the effectiveness of the methodological strategies used. The results highlight the active participation and engagement of the community in the musical activities, evidencing the effectiveness of the pedagogical practices. Inclusion is perceived in the diversity of participants involved. The interpretations consolidate the positive impact on the participants’ self-esteem and sense of community. It is concluded that the Batucando a Esperança project plays a significant role in social transformation, using music as a catalyst. Methodological practices not only teach music, but create a transformative experience, strengthening social bonds, inspiring positive changes in the community, and contributing to the understanding of the potential of music as an agent of social transformation in community contextspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectProjeto comunitáriopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProjeto Batucando a Esperançapt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSocial transformationpt_BR
dc.subjectCommunity projectpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectBatucando a Esperança projectpt_BR
dc.subjectBibliographic reviewpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.titleProjeto social batucando a esperança: A pedagogia musical como ponte de transformaçãopt_BR
dc.title.alternativeSocial project drumming hope: Musical pedagogy as a bridge for transformationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.advisor1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee2IDCASTRO, Ciro; CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee3Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee3IDGOUVEIA NETO, J. C.;GOUVEIA NETO, JOÃO COSTA; Gouveia, João Costapt_BR
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga o impacto do projeto Batucando a Esperança na transformação social por meio da música em contextos comunitários. Dessa forma, o objetivo central é analisar como as práticas do projeto contribuem para a participação ativa, inclusão e empoderamento, promovendo mudanças sociais e fortalecendo os laços comunitários. Adotando uma abordagem qualitativa, o estudo envolve uma revisão bibliográfica com observação direta das práticas pedagógicas. A coleta de dados busca compreender a eficácia das estratégias metodológicas utilizadas. Os resultados destacam a participação ativa e engajamento da comunidade nas atividades musicais, evidenciando a eficácia das práticas pedagógicas. A inclusão é percebida na diversidade de participantes envolvidos. As interpretações consolidam o impacto positivo na autoestima e no senso de comunidade dos participantes. Conclui-se que o projeto Batucando a Esperança desempenha um papel significativo na transformação social, utilizando a música como catalisador. As práticas metodológicas não apenas ensinam música, mas criam uma experiência transformadora, fortalecendo os laços sociais, inspirando mudanças positivas na comunidade contribuindo para a compreensão do potencial da música como agente de transformação social em contextos comunitáriospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JAQUELINE SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA396.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.