Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4036
Título: Projeto social batucando a esperança: A pedagogia musical como ponte de transformação
Título(s) alternativo(s): Social project drumming hope: Musical pedagogy as a bridge for transformation
Autor(es): Santos, Jaqueline
Orientador: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo investiga o impacto do projeto Batucando a Esperança na transformação social por meio da música em contextos comunitários. Dessa forma, o objetivo central é analisar como as práticas do projeto contribuem para a participação ativa, inclusão e empoderamento, promovendo mudanças sociais e fortalecendo os laços comunitários. Adotando uma abordagem qualitativa, o estudo envolve uma revisão bibliográfica com observação direta das práticas pedagógicas. A coleta de dados busca compreender a eficácia das estratégias metodológicas utilizadas. Os resultados destacam a participação ativa e engajamento da comunidade nas atividades musicais, evidenciando a eficácia das práticas pedagógicas. A inclusão é percebida na diversidade de participantes envolvidos. As interpretações consolidam o impacto positivo na autoestima e no senso de comunidade dos participantes. Conclui-se que o projeto Batucando a Esperança desempenha um papel significativo na transformação social, utilizando a música como catalisador. As práticas metodológicas não apenas ensinam música, mas criam uma experiência transformadora, fortalecendo os laços sociais, inspirando mudanças positivas na comunidade contribuindo para a compreensão do potencial da música como agente de transformação social em contextos comunitários
Resumo: This study investigates the impact of the Batucando a Esperança project on social transformation through music in community contexts. Thus, the central objective is to analyze how the project’s practices contribute to active participation, inclusion and empowerment, promoting social change and strengthening community ties. Adopting a qualitative approach, the study involves a literature review with direct observation of pedagogical practices. Data collection seeks to understand the effectiveness of the methodological strategies used. The results highlight the active participation and engagement of the community in the musical activities, evidencing the effectiveness of the pedagogical practices. Inclusion is perceived in the diversity of participants involved. The interpretations consolidate the positive impact on the participants’ self-esteem and sense of community. It is concluded that the Batucando a Esperança project plays a significant role in social transformation, using music as a catalyst. Methodological practices not only teach music, but create a transformative experience, strengthening social bonds, inspiring positive changes in the community, and contributing to the understanding of the potential of music as an agent of social transformation in community contexts
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Transformação social
Projeto comunitário
Inclusão
Projeto Batucando a Esperança
Revisão bibliográfica
Práticas pedagógicas
Social transformation
Community project
Inclusion
Batucando a Esperança project
Bibliographic review
Pedagogical practices
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JAQUELINE SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA396.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.