Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3971
Título: | Crianças: um olhar sobre o desenvolvimento infantil em diferentes concepções |
Título(s) alternativo(s): | Children: a look at child development from different perspectives |
Autor(es): | Cunha, Francisca Maria da Costa |
Orientador: | Azevedo, Cleia Maria Lima |
Membro da Banca: | Azevedo, Cleia Maria Lima |
Membro da Banca: | Sousa, Domitilia Lopes de |
Membro da Banca: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Data do documento: | 2021-12-15 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Os estudos sobre à educação e a criança foram feitos por diversos profissionais de diversas áreas de conhecimento, esses estudos contribuíram e contribuem para o conhecimento e entendimento do desenvolvimento educacional, infantil e da aprendizagem. As teorias do desenvolvimento humano podem ser dividas em: a Inatista, a Ambientalista e a Interacionista. Estas teorias apoiam-se em diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende. Elas são de extrema importância no processo educacional e como os educadores trabalham visando a aprendizagem da criança. O objetivo do presente trabalho é descrever a concepção de criança considerando a abordagem inatista, ambientalista e interacionista, destacando a importância de compreender os referidos conceitos para o trabalho pedagógico. Para tanto como percurso metodológico, quanto à abordagem do problema a pesquisa é qualitativa, em relação ao objetivo caracteriza-se como exploratória, no tocante aos procedimentos técnicos configura-se como bibliográfica, buscando conversar com teóricos e produção de livros, artigos e produções científica, utilizamos os teóricos: Roseli Fontana, Claudia Davis e Zilma Oliveira, Claudio Prado e Viviane Buiatti, Cesar Coll, Iris Goulart, Marcio Ferrari, Karina Lopes e Roseana Mendes, Elaine Queiroz, Robert Stake, Marcos Richter, Paulo Freire, Cintia Camillo e Liziany Medeiros, Claudio Dalbosco. A prática pedagógica deve ser trabalhada visando o desenvolvimento da criança e uma aprendizagem significativa, e a ideia que o professor tem do desenvolvimento infantil pode atrapalhar ou colaborar com o trabalho pedagógico, diante disso faz se necessário ter conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e como a criança aprende destacando a importância de compreender os referidos conceitos para o trabalho pedagógico |
Resumo: | Studies on education and children were conducted by several professionals from different areas of knowledge. These studies have contributed and continue to contribute to the knowledge and understanding of educational, child development and learning. Theories of human development can be divided into: innatist, environmentalist and interactionist. These theories are based on different conceptions of man and the way he learns. They are extremely important in the educational process and how educators work towards children's learning. The objective of this work is to describe the conception of children considering the innatist, environmentalist and interactionist approaches, highlighting the importance of understanding these concepts for pedagogical work. For both the methodological approach and the approach to the problem, the research is qualitative. Regarding the objective, it is characterized as exploratory. Regarding the technical procedures, it is configured as bibliographic, seeking to talk to theorists and produce books, articles and scientific productions. We used the following theorists: Roseli Fontana, Claudia Davis and Zilma Oliveira, Claudio Prado and Viviane Buiatti, Cesar Coll, Iris Goulart, Marcio Ferrari, Karina Lopes and Roseana Mendes, Elaine Queiroz, Robert Stake, Marcos Richter, Paulo Freire, Cintia Camillo and Liziany Medeiros, Claudio Dalbosco. Pedagogical practice must be worked on with a view to the child's development and meaningful learning, and the teacher's idea of child development can hinder or collaborate with the pedagogical work. Therefore, it is necessary to have knowledge about child development and how children learn, highlighting the importance of understanding these concepts for pedagogical work |
Palavras-chave: | Desenvolvimento e Aprendizagem Criança Prática pedagógica Criança, ensino e aprendizagem a partir da concepção Inatista Ensino e apredizagem a partir da concepção Ambientalista Ensino e aprendizagem na visão Interacionista A criança, ensino e aprendizagem – concepção na abordagem de Jean Piaget A criança, ensino e aprendizagem – concepção na abordagem de Lev Seminovitch Vygotsky Development and Learning Children Pedagogical practice Children, teaching and learning from the Innatist perspective Teaching and learning from the Environmentalist perspective Teaching and learning from the Interactionist perspective Children, teaching and learning – perspective from Jean Piaget's perspective Children, teaching and learning – perspective from Lev Seminovitch Vygotsky's perspective |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - FRANCISCA MARIA DA COSTA CUNHA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2021.pdf | PDFA | 374.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.