Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3969
Título: Práticas pedagógicas do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e desafios do desenvolvimento educacional de alunos com TDAH
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices of elementary school teachers: perspectives and challenges of the educational development of students with ADHD
Autor(es): Freire, Francisca Emilli Silva
Orientador: Sousa, Domitilia Lopes de
Membro da Banca: Sousa, Domitilia Lopes de
Membro da Banca: Santos, Dulce Helena Teixeira dos
Membro da Banca: Silva, Ellery Henrique Barros da
Data do documento: 2021-12-12
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios no desenvolvimento educacional de alunos que são diagnosticados com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Este transtorno tem como características principais a desatenção, hiperatividade e impulsividade, características essas que são facilmente percebidas pelo professor quando a criança passa a frequentar a escola a partir dos 5 anos de idade. Faz-se necessário um estudo aprofundado acerca desta temática, que atualmente está sendo um dos grandes desafios para a educação. Esta pesquisa de cunho bibliográfico possibilitará identificar e refletir sobre como acontece as práticas pedagógicas dos professores em vista da inclusão desses alunos com o TDAH, quais são os desafios diários enfrentados por eles e como é sua atuação na mediação do conhecimento, bem como as diversas implicações do transtorno no ambiente escolar. Alunos que possuem o transtorno tem grandes dificuldades e apresentam um baixo desempenho escolar, o TDAH está associado a outros transtornos como ansiedade, dificuldades de aprendizagem e dislexia, sendo essas as comorbidades do transtorno do déficit de atenção. O estudo teórico se deu a partir de revisões bibliográficas baseadas em livros, artigos científicos e periódicos na base de dados Scielo, Google Acadêmico, entre outras. Os principais autores basilares mencionados nesta pesquisa foram: Barkley (2002; 2008; 2020), Rohde e Benczik (1999), Silva (2009, 2014). Serão pontuados nesta pesquisa os desafios do professor acerca de sua prática pedagógica no ambiente escolar com essas crianças que tem TDAH, diante do exposto a escola precisa estar preparada para lidar com esses alunos, receber cada um de forma que aconteça a inclusão educacional de maneira efetiva visando contribuir para a aprendizagem significativa de cada aluno diagnosticado com o TDAH, dessa forma a prática pedagógica do professor dos anos iniciais voltada para o TDAH só surtirá um efeito positivo se as necessidades educativas de cada criança for compreendida ao longo do processo de ensino aprendizagem
Resumo: This study aims to identify the main challenges in the educational development of students diagnosed with attention deficit hyperactivity disorder. The main characteristics of this disorder are inattention, hyperactivity and impulsivity, characteristics that are easily perceived by teachers when the child starts attending school from the age of 5. An in-depth study is needed on this topic, which is currently one of the greatest challenges for education. This bibliographic research will enable us to identify and reflect on how teachers' pedagogical practices take place in view of the inclusion of these students with ADHD, what are the daily challenges they face and how they act in mediating knowledge, as well as the various implications of the disorder in the school environment. Students with the disorder have great difficulties and have low academic performance. ADHD is associated with other disorders such as anxiety, learning difficulties and dyslexia, which are the comorbidities of attention deficit disorder. The theoretical study was based on bibliographic reviews of books, scientific articles and journals in the Scielo and Google Scholar databases, among others. The main basic authors mentioned in this research were: Barkley (2002; 2008; 2020), Rohde and Benczik (1999), Silva (2009, 2014). This research will highlight the challenges faced by teachers in their pedagogical practices in the school environment with children who have ADHD. Given the above, schools need to be prepared to deal with these students, to receive each one in a way that educational inclusion can occur effectively, aiming to contribute to the significant learning of each student diagnosed with ADHD. In this way, the pedagogical practices of early-year teachers focused on ADHD will only have a positive effect if the educational needs of each child are understood throughout the teaching-learning process
Palavras-chave: TDAH
Prática Pedagógica
Inclusão Educacional
Abordagem histórica do TDAH
Características e Definições acerca do TDAH
Os Sintomas do TDAH
Diagnóstico do TDAH: Quem faz e como
TDAH e a formação do professor: desafios na prática pedagógica diária
Práticas Pedagógicas no desenvolvimento educacional de alunos com TDAH
Desafios educacionais do professor dos anos iniciais e o aluno com TDAH
ADHD
Pedagogical Practice
Educational Inclusion
Historical Approach to ADHD
Characteristics and Definitions of ADHD
ADHD Symptoms
ADHD Diagnosis: Who Does It and How
ADHD and Teacher Training: Challenges in Daily Pedagogical Practice
Pedagogical Practices in the Educational Development of Students with ADHD
Educational Challenges for Early Years Teachers and Students with ADHD
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FRANCISCA EMILLI SILVA FREIRE - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2021.pdfPDFA319.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.