Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3965
Título: | A literatura na educação infantil: uma análise da obra de Rubem Alves “o patinho que não aprendeu a voar” |
Título(s) alternativo(s): | Literature in early childhood education: an analysis of the work of Rubem Alves “the duckling who never learned to fly” |
Autor(es): | Costa, Camila da Silva |
Orientador: | Silva, Ellery Henrique Barros da |
Membro da Banca: | Silva, Ellery Henrique Barros da |
Membro da Banca: | Sousa, Domitilia Lopes de |
Membro da Banca: | Lima Neto, Alexandre Moura |
Data do documento: | 2022-07-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho tratou-se de uma análise documental acerca da obra de Rubem Alves “O patinho que não aprendeu a voar” no que tange a sua relevância para aprendizagem das crianças, identificando assim, os seguintes aspectos literários: a capa, as ilustrações e o contexto da obra. Como objetivo geral, elencou-se analisar a obra “O patinho que não aprendeu a voar” de Rubem Alves. Para os objetivos específicos, conhecer acerca da literatura infanto-juvenil brasileira; verificar a visibilidade literária presente na obra “O patinho que não aprendeu a voar” de Rubem Alves e identificar os aspectos literários que compõem a capa, as ilustrações e o contexto da obra “O patinho que não aprendeu a voar”. A pesquisa foi dividida em quatro capítulos: o primeiro abordou o conceito de literatura infantil, além de tecer um breve histórico da literatura brasileira; no segundo, tratou-se da importância de contar histórias na educação infantil enfatizando suas contribuições; o terceiro capítulo discutiu a importância das ilustrações nos livros infantis. O último capítulo apresentou os resultados e discussões obtidos com a análise da obra, levando em consideração a pesquisa de cunho bibliográfico realizada, a partir de livros, artigos e documentos que fomentaram o embasamento da pesquisa. Autores como Faria(2008),Zilberman(2003),Carboni(2012),Rigliski(2012),Andrade(2013),Coelho(20 00)foram acrescidos à discussão. Diante desse estudo, percebeu-se que a literatura é bastante importante na vida de uma criança, contribuindo para o desenvolvimento e para o processo de ensino aprendizagem |
Resumo: | This work was a documentary analysis of Rubem Alves’ work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly” regarding its relevance for children’s learning, thus identifying the following literary aspects: the cover, the illustrations and the context of the work. The general objective was to analyze Rubem Alves’ work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly”. The specific objectives were to learn about Brazilian children’s literature; to verify the literary visibility present in Rubem Alves’ work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly” and to identify the literary aspects that make up the cover, the illustrations and the context of the work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly”. The research was divided into four chapters: the first addressed the concept of children’s literature, in addition to providing a brief history of Brazilian literature; the second addressed the importance of telling stories in early childhood education, emphasizing its contributions; The third chapter discussed the importance of illustrations in children's books. The last chapter presented the results and discussions obtained from the analysis of the work, taking into account the bibliographic research carried out, based on books, articles and documents that provided the basis for the research. Authors such as Faria (2008), Zilberman (2003), Carboni (2012), Rigliski (2012), Andrade (2013), Coelho (2000) were added to the discussion. Based on this study, it was noted that literature is very important in a child's life, contributing to the development and teaching-learning process |
Palavras-chave: | Literatura infantil Aprendizagem Ilustrações Rubem Alves Obra "O patinho que não aprendeu a voar" literatura infanto-juvenil brasileira Histórias Infantis e os Professores Contribuições da contação de histórias para as crianças Children's literature Learning Illustrations Rubem Alves Work "The duckling who never learned to fly" Brazilian children's literature Children's Stories and Teachers Contributions of storytelling for children |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - CAMILA DA SILVA COSTA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 503.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.