Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-19T17:35:06Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T17:35:06Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Camila da Silva. A literatura na educação infantil: uma análise da obra de Rubem Alves “o patinho que não aprendeu a voar” . 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2022. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3965pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3965-
dc.description.abstractThis work was a documentary analysis of Rubem Alves’ work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly” regarding its relevance for children’s learning, thus identifying the following literary aspects: the cover, the illustrations and the context of the work. The general objective was to analyze Rubem Alves’ work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly”. The specific objectives were to learn about Brazilian children’s literature; to verify the literary visibility present in Rubem Alves’ work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly” and to identify the literary aspects that make up the cover, the illustrations and the context of the work “The Duck Who Didn’t Learn to Fly”. The research was divided into four chapters: the first addressed the concept of children’s literature, in addition to providing a brief history of Brazilian literature; the second addressed the importance of telling stories in early childhood education, emphasizing its contributions; The third chapter discussed the importance of illustrations in children's books. The last chapter presented the results and discussions obtained from the analysis of the work, taking into account the bibliographic research carried out, based on books, articles and documents that provided the basis for the research. Authors such as Faria (2008), Zilberman (2003), Carboni (2012), Rigliski (2012), Andrade (2013), Coelho (2000) were added to the discussion. Based on this study, it was noted that literature is very important in a child's life, contributing to the development and teaching-learning processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIlustraçõespt_BR
dc.subjectRubem Alvespt_BR
dc.subjectObra "O patinho que não aprendeu a voar"pt_BR
dc.subjectliteratura infanto-juvenil brasileirapt_BR
dc.subjectHistórias Infantis e os Professorespt_BR
dc.subjectContribuições da contação de histórias para as criançaspt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectIllustrationspt_BR
dc.subjectRubem Alvespt_BR
dc.subjectWork "The duckling who never learned to fly"pt_BR
dc.subjectBrazilian children's literaturept_BR
dc.subjectChildren's Stories and Teacherspt_BR
dc.subjectContributions of storytelling for childrenpt_BR
dc.titleA literatura na educação infantil: uma análise da obra de Rubem Alves “o patinho que não aprendeu a voar”pt_BR
dc.title.alternativeLiterature in early childhood education: an analysis of the work of Rubem Alves “the duckling who never learned to fly”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ellery Henrique Barros da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. H. B.;BARROS DA SILVA, ELLERY HENRIQUE;Da Silva, Ellery Henrique Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5362-611Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7911687784032456pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ellery Henrique Barros da-
dc.contributor.referee1IDSILVA, E. H. B.;BARROS DA SILVA, ELLERY HENRIQUE;Da Silva, Ellery Henrique Barrospt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5362-611Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7911687784032456pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Domitilia Lopes de-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, D. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6407287065302473pt_BR
dc.contributor.referee3Lima Neto, Alexandre Moura-
dc.contributor.referee3IDLIMA NETO, A. M.;LIMA NETO, ALEXANDRE MOURA;NETO, ALEXANDRE MOURA LIMApt_BR
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7232-8449pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1706282255569486pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tratou-se de uma análise documental acerca da obra de Rubem Alves “O patinho que não aprendeu a voar” no que tange a sua relevância para aprendizagem das crianças, identificando assim, os seguintes aspectos literários: a capa, as ilustrações e o contexto da obra. Como objetivo geral, elencou-se analisar a obra “O patinho que não aprendeu a voar” de Rubem Alves. Para os objetivos específicos, conhecer acerca da literatura infanto-juvenil brasileira; verificar a visibilidade literária presente na obra “O patinho que não aprendeu a voar” de Rubem Alves e identificar os aspectos literários que compõem a capa, as ilustrações e o contexto da obra “O patinho que não aprendeu a voar”. A pesquisa foi dividida em quatro capítulos: o primeiro abordou o conceito de literatura infantil, além de tecer um breve histórico da literatura brasileira; no segundo, tratou-se da importância de contar histórias na educação infantil enfatizando suas contribuições; o terceiro capítulo discutiu a importância das ilustrações nos livros infantis. O último capítulo apresentou os resultados e discussões obtidos com a análise da obra, levando em consideração a pesquisa de cunho bibliográfico realizada, a partir de livros, artigos e documentos que fomentaram o embasamento da pesquisa. Autores como Faria(2008),Zilberman(2003),Carboni(2012),Rigliski(2012),Andrade(2013),Coelho(20 00)foram acrescidos à discussão. Diante desse estudo, percebeu-se que a literatura é bastante importante na vida de uma criança, contribuindo para o desenvolvimento e para o processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - CAMILA DA SILVA COSTA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA503.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.