Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3964
Título: O uso da informática como melhoria na qualidade dos serviços das micro e pequenas empresas: o caso das empresas Marcopol e Potiguar
Título(s) alternativo(s): The use of information technology to improve the quality of services Micro and small companies: the case of Marcopol and Potiguar
Autor(es): Nascimento, Fernando Pires do
Silva, Helenilson Nogueira
Wendel, Márcio
Orientador: Rios, Lícla Cláudia Lopes
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O uso da informática como melhoria na qualidade dos serviços das micro e pequenas empresas. A implementação de tecnologias envolve tanto a arte física e lógica quanto à parte humana. Nesse contexto, as empresas devem investir em equipamentos que possam suprir suas necessidades, em softwares que dão suporte às atividades desempenhadas pelos seus profissionais, assim como no aprimoramento de seus colaboradores. Os objetivos para a realização deste trabalho foram traçados no sentido de analisar o processo de informatização das empresas Marcopol e Potiguar e ações que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. O trabalho se desenvolve com base no seguinte roteiro: revisão de literatura, onde se destaca os principais teóricos na abordagem do assunto. A metodologia na qual se desenvolve o método teórico, empírico e matemático foram utilizados para demonstrar a validade da pesquisa. Os resultados são apresentados em forma de tabela e finalizando relata-se a discussão da pesquisa onde demonstrou-se através de gráficos e tabelas um cruzamento dos resultados obtidos junto a profissionais e clientes das empresas Marcopol e Potiguar, a partir da aplicação de questionários previamente estruturados
Resumo: The use of the Computer Science as improvement in the quality of the Services of the personal computers and small companies. The to implement of technologies involves the physical part and logic so much with relationship to the human part. In that context, the companies should invest in equipments that can supply their needs, in softwares that give support to the activities carried out by your professionals, as well as in your collaborators' perfect. The objectives for the accomplishment of this work were traced in the sense of analyzing the process of to computerize of the companies Marcopol and Potiguar and actions that contribute to the improvement of the quality of the offered Services. The work grows with base in the following route: literature revision where stands out the theoretical principal in the approach of the subject. The methodology in the which grows the method theoretical, empiric and mathematician was used to demonstrate the validity of the research. The results are presented in table form and concluding is told the discussion of the research where was demonstrated through graphs and you control a Crossing of the results obtained professionals and customers of the companies close to Marcopol and Potiguar starting from the application of questionnaires previously structured
Palavras-chave: Informática
Treinamento
Micro e pequenas empresas
Empresa Marcopol
Empresa Potiguar
Computing
Training
Micro and small businesses
Marcopol company
Potiguar Company
Aparece nas coleções:Curso Sequencial de Administração de Negócios - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - O USO DA INFORMÁTICA COMO MELHORIA NA QUALIDADE - SEQUENCIAL ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS CCSA UEMA 2004.pdfPDF A18.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.