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Título: A prática pedagógica do professor alfabetização para a aquisição da leitura e escrita do aluno surdo na perspectiva da educação inclusiva na cidade de Caxias-MA
Título(s) alternativo(s): The pedagogical practice of the literacy teacher for the acquisition of reading and writing skills by deaf students from the perspective of inclusive education in the city of Caxias-MA
Autor(es): Silva, Andressa Veneranda da
Orientador: Lima, Marcia Raika e Silva
Membro da Banca: Lima, Marcia Raika e Silva
Membro da Banca: Medeiros, Marinalva Veras
Membro da Banca: Silva, Maria de Fatima Sousa
Data do documento: 2021-12-16
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho intitula-se: a prática pedagógica do professor alfabetizador para a aquisição da leitura e escrita do aluno surdo na perspectiva da educação inclusiva na cidade de Caxias-MA. Este estudo tem com questão norteadora: Como acontece a prática pedagógica do professor alfabetizador em vista da aquisição de leitura e escrita dos alunos surdos? com intuito de respondê-la realizamos uma coleta de dados, a qual utilizamos o questionário aberto. A pesquisa tem como objetivo geral: analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador na perspectiva inclusiva da criança surda na cidade de Caxias-MA, e como objetivos específicos: Identificar as dificuldades dos professores no processo de alfabetização do aluno surdo; Entender como se dá o processo de alfabetização da criança surda e Caracterizar a prática pedagógica do professor alfabetizador em vista da alfabetização da criança surda. Foram contribuintes desta pesquisa, três professores que trabalharam o processo de alfabetização com crianças surdas, este estudo nos possibilitou evidenciar que a Educação Inclusiva é regida por lei, assim como a Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, que neste trabalho nos proporcionou perceber que o professor que possui especialização ou curso de formação, ou que domine mesmo que de forma intermediaria a Língua de Sinais consegue exercer sua prática pedagógica de forma mais efetiva e significativa. Os resultados obtidos com a devolutiva dos questionários proporcionaram um entendimento maior sobre todo o processo de ensino-aprendizado e desenvolvimento do aluno surdo. Os alunos com surdez apresentam dificuldades assim como os alunos ouvintes, o processo de alfabetização e letramento destas crianças com surdez acontece através da memorização, por meio de apresentação de figuras, desenhos e ilustrações, dessa forma o aluno surdo vai aprendendo e memorizando o alfabeto, compreendendo, dando sentido e significado ao mundo ao seu redor
Resumo: This paper is entitled: The pedagogical practice of the literacy teacher for the acquisition of reading and writing skills by deaf students from the perspective of inclusive education in the city of Caxias-MA. This study has as its guiding question: How does the pedagogical practice of the literacy teacher take place in view of the acquisition of reading and writing skills by deaf students? In order to answer this question, we collected data, using an open questionnaire. The research has as its general objective: to analyze the pedagogical practice of the literacy teacher from the inclusive perspective of deaf children in the city of Caxias-MA, and as its specific objectives: To identify the difficulties of teachers in the literacy process of deaf students; To understand how the literacy process of deaf children takes place; and To characterize the pedagogical practice of the literacy teacher in view of the literacy of deaf children. Three teachers who worked on the literacy process with deaf children contributed to this research. This study allowed us to demonstrate that Inclusive Education is governed by law, as is Brazilian Sign Language (LIBRAS). In this work, we realized that teachers who have a specialization or training course, or who have intermediate knowledge of Sign Language, are able to carry out their pedagogical practice in a more effective and meaningful way. The results obtained from the questionnaires provided a greater understanding of the entire teaching-learning process and development of deaf students. Deaf students have difficulties just like hearing students. The literacy process for these deaf children happens through memorization, through the presentation of figures, drawings and illustrations. In this way, the deaf student learns and memorizes the alphabet, understanding, giving meaning and significance to the world around them
Palavras-chave: Alfabetização
Educação Inclusiva
Língua Brasileira de Sinais LIBRAS
Processo de alfabetização de alunos surdos
Políticas públicas de Inclusão Educacional
Professor alfabetizador
Literacy
Inclusive Education
Brazilian Sign Language LIBRAS
Literacy process for deaf students
Public policies for educational inclusion
Literacy teacher
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

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