Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3953
Título: | Formação e inclusão do portador de necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho |
Título(s) alternativo(s): | Training and inclusion of people with needs special education in the job market |
Autor(es): | Brito, Adail Alves de Pereira Júnior, Antonio Alfredo Aguiar |
Orientador: | Bottíentuit, Aldimar Martins |
Data do documento: | 2004-09-30 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Estudo monográfico sobre Formação e inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e sua inclusão no mercado de trabalho, tendo como campo de pesquisa o Centro de Ensino Especial “Helena Antipoff ” , instituição pública, sediada em São Luís - MA. Aborda-se nesta pesquisa um breve histórico da escola, modalidade de ensino, tipos de atendimento e as experiências nas inserções dos alunos no mercado de trabalho por meio da pré-profissionalização, adquiridas nas oficinas pedagógicas e nas atividades complementares, onde são desenvolvidas as habilidades, criatividade e sociabilidade dos alunos. O trabalho busca identificar a realidade de todo seguimento envolvido na formação; uso dos recursos disponíveis; detectar causas que dificultam ou facilitam a aprendizagem e, consequentemente, sua inclusão no mercado de trabalho; verificar nível de qualidade e formação acadêmica dos profissionais envolvidos. O instrumento de coleta de dados consiste em entrevista, análise de dados anteriores, diagnóstico da realidade, interdisciplinahdade adotada, sugestões de adaptações, análise de fichas informativas, aplicação de questionário e relatório de inclusão |
Resumo: | Monographic study on Formation and inclusion of people with educational necessities special and its inclusion in the work market, having as research field the Center of Special Education "Helena Antipoff", public institution, hosted in São Luís - Me. One approaches in this research a historical briefing of the school, modality of education, types of attendance and the experiences in the insertions of the pupils in the market of work by means of the daily pay-professionalization, acquired in the pedagogical workshops and the complementary activities, where the abilities, creativity and sociability of the pupils are developed. The project searchs to identify the reality of all involved pursuing in the formation; use ofthe available resources; to detect causes that make it difficult or facilitate the leaming and, consequentemente, its inclusion in the work market; to verify levei of quality and academic formation of the involved professionals. The instrument of collection of data consists of interview, analysis of previous data, diagnosis of the reality, adopted interdisciplinaridade, suggestions of adaptations, analysis of informative fiches, application of questionnaire and report of inclusion |
Palavras-chave: | Educação Especial Oficina Pedagógica Atividade Complementares Pré-profissionalização Mercado de Trabalho Educação Inclusiva Special education Pedagogical Workshop Activity Complementary Daily pay-professionalization Market of Work Inclusive Education |
Aparece nas coleções: | Curso Sequencial de Administração de Negócios - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - FORMAÇÃO E INCLUSÃO DO PORTADOR - SEQUENCIAL ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS CCSA UEMA 2004.pdf | PDF A | 4.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.