Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3953
Título: Formação e inclusão do portador de necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho
Título(s) alternativo(s): Training and inclusion of people with needs special education in the job market
Autor(es): Brito, Adail Alves de
Pereira Júnior, Antonio Alfredo Aguiar
Orientador: Bottíentuit, Aldimar Martins
Data do documento: 2004-09-30
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Estudo monográfico sobre Formação e inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e sua inclusão no mercado de trabalho, tendo como campo de pesquisa o Centro de Ensino Especial “Helena Antipoff ” , instituição pública, sediada em São Luís - MA. Aborda-se nesta pesquisa um breve histórico da escola, modalidade de ensino, tipos de atendimento e as experiências nas inserções dos alunos no mercado de trabalho por meio da pré-profissionalização, adquiridas nas oficinas pedagógicas e nas atividades complementares, onde são desenvolvidas as habilidades, criatividade e sociabilidade dos alunos. O trabalho busca identificar a realidade de todo seguimento envolvido na formação; uso dos recursos disponíveis; detectar causas que dificultam ou facilitam a aprendizagem e, consequentemente, sua inclusão no mercado de trabalho; verificar nível de qualidade e formação acadêmica dos profissionais envolvidos. O instrumento de coleta de dados consiste em entrevista, análise de dados anteriores, diagnóstico da realidade, interdisciplinahdade adotada, sugestões de adaptações, análise de fichas informativas, aplicação de questionário e relatório de inclusão
Resumo: Monographic study on Formation and inclusion of people with educational necessities special and its inclusion in the work market, having as research field the Center of Special Education "Helena Antipoff", public institution, hosted in São Luís - Me. One approaches in this research a historical briefing of the school, modality of education, types of attendance and the experiences in the insertions of the pupils in the market of work by means of the daily pay-professionalization, acquired in the pedagogical workshops and the complementary activities, where the abilities, creativity and sociability of the pupils are developed. The project searchs to identify the reality of all involved pursuing in the formation; use ofthe available resources; to detect causes that make it difficult or facilitate the leaming and, consequentemente, its inclusion in the work market; to verify levei of quality and academic formation of the involved professionals. The instrument of collection of data consists of interview, analysis of previous data, diagnosis of the reality, adopted interdisciplinaridade, suggestions of adaptations, analysis of informative fiches, application of questionnaire and report of inclusion
Palavras-chave: Educação Especial
Oficina Pedagógica
Atividade Complementares
Pré-profissionalização
Mercado de Trabalho
Educação Inclusiva
Special education
Pedagogical Workshop
Activity Complementary
Daily pay-professionalization
Market of Work
Inclusive Education
Aparece nas coleções:Curso Sequencial de Administração de Negócios - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FORMAÇÃO E INCLUSÃO DO PORTADOR - SEQUENCIAL ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS CCSA UEMA 2004.pdfPDF A4.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.