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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Francisca Correia de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:50:29Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17 | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:50:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisca Correia de; SILVA, Thathiara Black Ferreira da. Impacto da gestão escolar democrática para a promoção de um ambiente de aprendizagem. 2024. 52f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 20XX. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3906 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3906 | - |
dc.description.abstract | According to the LDB (Law No. 9394/96), public institutions that offer Basic Education must be managed based on the principle of Democratic Management. In view of this, the main focus of this work is to address the impact of school management on promoting a productive learning environment, since this management from a democratic perspective aims to promote collective and relatively friendly coexistence so that professionals and students can articulate knowledge, contributing to development with family action. The participation of the various actors in the school is one of the challenges for its democratization, however, a challenge with rewarding results for education. School management plays several fundamental roles for the good functioning of the school, however, the most important aspect must be ensuring an environment conducive to student learning. For this to occur effectively, it is essential to put into practice the processes and deliberative bodies that make it viable, as we already have, the PP, and the school council, which we will see throughout the work. This study allows a descriptive and reflective analysis on the topic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Democratic management | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Student | pt_BR |
dc.subject | LDB | pt_BR |
dc.subject | LDB | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | School board | pt_BR |
dc.title | Impacto da gestão escolar democrática para a promoção de um ambiente de aprendizagem produtivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | Silva, Thathiara Black Ferreira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7924314579893251 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo José Lima de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3728483798239195 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campos, Francisca das Chagas Lopes | - |
dc.contributor.referee1 | http://lattes.cnpq.br/7924314579895611 | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8637238139206756 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Haêde Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6990998861991826 | pt_BR |
dc.description.resumo | De acordo com a LDB (Lei n. 9394/96), as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática. Diante disto, o presente trabalho tem como foco principal, abordar o impacto da gestão escolar na promoção de um ambiente de aprendizagem produtivo, visto que, essa gestão numa perspectiva democrática tem o objetivo de promover a convivência coletiva e relativamente amigável para que os profissionais e alunos possam articular saberes, contribuindo para o desenvolvimento com atuação da família. A participação dos diversos atores da escola é um dos desafios para a sua democratização, porém, um desafio com resultados gratificantes para a educação. A gestão escolar desempenha diversos papéis fundamentais para o bom funcionamento da escola, porém, o aspecto mais importante, deve ser o de garantir um ambiente propício ao aprendizado dos alunos. Para que isto ocorra de maneira efetiva, é fundamental colocar em prática os processos e instâncias deliberativas que a viabilizem, como já temos, o PP, e o conselho escolar, o qual veremos ao longo do trabalho. Este estudo permite uma análise descritiva e reflexiva a respeito do tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Timon | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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