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dc.creatorOliveira, Francisca Correia de-
dc.date.accessioned2024-12-17T19:50:29Z-
dc.date.available2024-12-17-
dc.date.available2024-12-17T19:50:29Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisca Correia de; SILVA, Thathiara Black Ferreira da. Impacto da gestão escolar democrática para a promoção de um ambiente de aprendizagem. 2024. 52f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 20XX. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3906pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3906-
dc.description.abstractAccording to the LDB (Law No. 9394/96), public institutions that offer Basic Education must be managed based on the principle of Democratic Management. In view of this, the main focus of this work is to address the impact of school management on promoting a productive learning environment, since this management from a democratic perspective aims to promote collective and relatively friendly coexistence so that professionals and students can articulate knowledge, contributing to development with family action. The participation of the various actors in the school is one of the challenges for its democratization, however, a challenge with rewarding results for education. School management plays several fundamental roles for the good functioning of the school, however, the most important aspect must be ensuring an environment conducive to student learning. For this to occur effectively, it is essential to put into practice the processes and deliberative bodies that make it viable, as we already have, the PP, and the school council, which we will see throughout the work. This study allows a descriptive and reflective analysis on the topic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectLDBpt_BR
dc.subjectLDBpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectSchool boardpt_BR
dc.titleImpacto da gestão escolar democrática para a promoção de um ambiente de aprendizagem produtivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSilva, Thathiara Black Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7924314579893251pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728483798239195pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Francisca das Chagas Lopes-
dc.contributor.referee1http://lattes.cnpq.br/7924314579895611-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8637238139206756pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Haêde Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990998861991826pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com a LDB (Lei n. 9394/96), as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática. Diante disto, o presente trabalho tem como foco principal, abordar o impacto da gestão escolar na promoção de um ambiente de aprendizagem produtivo, visto que, essa gestão numa perspectiva democrática tem o objetivo de promover a convivência coletiva e relativamente amigável para que os profissionais e alunos possam articular saberes, contribuindo para o desenvolvimento com atuação da família. A participação dos diversos atores da escola é um dos desafios para a sua democratização, porém, um desafio com resultados gratificantes para a educação. A gestão escolar desempenha diversos papéis fundamentais para o bom funcionamento da escola, porém, o aspecto mais importante, deve ser o de garantir um ambiente propício ao aprendizado dos alunos. Para que isto ocorra de maneira efetiva, é fundamental colocar em prática os processos e instâncias deliberativas que a viabilizem, como já temos, o PP, e o conselho escolar, o qual veremos ao longo do trabalho. Este estudo permite uma análise descritiva e reflexiva a respeito do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
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