Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3844
Título: | As competências comunicativas da língua inglesa aplicada com os recursos de TDICs no IEMA UP Santa Inês |
Autor(es): | Rocha, Alessandro Bezerra Cunha, Robson de Macêdo |
Orientador: | Passinho, Sandra Regina de Oliveira Marques |
Membro da Banca: | Ferreira, Silvio Gerude |
Membro da Banca: | Sousa, Airton Carvalho |
Data do documento: | 2024-02-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento das habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever em língua inglesa, com o auxílio dos recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de forma direcionada por meio de atividades extraclasse. Com isso, acredita-se que o uso de tais ferramentas possa facilitar no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e consequentemente, obter-se um resultado significativo nas competências comunicativas que podem ser adquiridas por meio do contato com estes instrumentos digitais e tecnológicos. Assim, como também para uma melhor compreensão e para o desenvolvimento intelectual dos alunos, uma tarefa que nem sempre é fácil, por tratar-se da educação básica, pela falta de recursos, ou até mesmo, falta de uma formação continuada dos educadores. Compreende-se assim, que o ensino de línguas está deixando aos poucos de ser uma simples matéria escolar e passando a ser uma oportunidade de crescimento individual, cultural, social e cada vez mais globalizado e plural. Diante desses fatos, torna-se relevante a análise sobre as novas possibilidades de ensino de LE na educação básica brasileira. E nada melhor que aliar o ensino didático de língua estrangeira nas escolas ao uso prático das atividades disciplinares por meio dos recursos tecnológicos. O grande fator esperado na pesquisa, gira em torno da capacidade em que os envolvidos têm de reconhecer a importância da aplicabilidade e disponibilidade das tecnologias como ferramentas indispensáveis na formação das competências comunicativas e educacionais. A fundamentação teórica, trata da Língua Estrangeira na Educação Básica com referências sobre as diretrizes e a formação do professor (BRASIL, 1996, 1998; 2008; 2018, 2019), as diretrizes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA (2016, 2017); abordagens sobre as competências comunicativas por pesquisadores da Linguística Aplicada (CHOMSKY, 1965; HYMES, 1966, LEUN, 2005; OLIVEIRA, 2007) e as contribuições das TDICs (CEALE, 2014; SERAFIM; SOUSA, 2011). O presente trabalho foi produzido por intermédio da pesquisa de abordagem e procedimentos qualitativos, pautados na definição de Lakatos e Marconi (2011). A ideia inicial partiu da realização de oficinas didáticas e periódicas, conhecida no locus como eletivas, junto ao corpo discente assim como aos professores de LE, utilizando-se de metodologias empregadas com ferramentas m-learning e as plataformas on-line de aprendizagem no laboratório de informática. O universo e amostra são os discentes e docentes de Língua Inglesa do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) UP Santa Inês. Almejou-se que por meio da aplicação deste projeto, toda a comunidade escolar da unidade em questão, obtivesse a percepção do quão importante é o uso habitual das TDICs como um facilitador no seu processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, e que fizessem um bom uso deles para o seu desenvolvimento intelectual. |
Resumo: | This work presents the development of language skills: listening, speaking, reading and writing in English, with the help of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) resources, in a targeted way through extra-class activities. Thus, it is believed that the use of such tools can facilitate the process of teaching and learning the English language and, consequently, obtain a significant result in the communicative skills that can be acquired through contact with these digital and technological instruments. As well as for a better understanding and for the intellectual development of students, a task that is not always easy, since it is basic education, due to the lack of resources, or even, the lack of continuous training of educators. It is understood, therefore, that language teaching is gradually ceasing to be a simple school subject and becoming an opportunity for individual, cultural, social and increasingly globalized and plural growth. In view of these facts, an analysis of the new possibilities for teaching foreign language in Brazilian basic education becomes relevant. And nothing better than combining didactic teaching of a foreign language in schools with the practical use of disciplinary activities through technological resources. The major factor expected in the research revolves around the capacity in which those involved have to recognize the importance of the applicability and availability of technologies as indispensable tools in the formation of communicative and educational skills. The theoretical foundation deals with Foreign Language in Basic Education with references on guidelines and teacher training (BRASIL, 1996, 1998; 2008; 2018, 2019), IEMA guidelines (2016, 2017); approaches on communicative skills by researchers in Applied Linguistics (CHOMSKY, 1965; HYMES, 1966, LEUN, 2005; OLIVEIRA, 2007) and the contributions of TDICs (CEALE, 2014; SERAFIM; SOUSA, 2011). This work was produced through the research of approach and qualitative procedures, based on the definition of Lakatos and Marconi (2011). The initial idea came from holding didactic and periodic workshops, known in the locus as electives, with the student body as well as with LE teachers, using methodologies used with m-learning tools and online learning platforms in the laboratory. computer science. The universe and sample are the students and teachers of English Language of the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA) UP Santa Inês. It was hoped that through the application of this project, the entire school community of the unit in question, would obtain the perception of how important the habitual use of TDICs as a facilitator in their teaching is and learning process of the English Language, and that they did a good job use of it for your intellectual development. |
Palavras-chave: | Competências Comunicativas Língua Inglesa TDICs IEMA Santa Inês Eletivas Habilidades linguísticas Ferramentas digitais Apêpê English Plataformas de ensino |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ALESSANDRO E ROBSON_LETRAS SANTA INES 2020 - PDF A.pdf | PDF A | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.