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dc.creatorCosta, Raul Matheus do Vale-
dc.date.accessioned2024-12-06T17:19:11Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2024-12-06T17:19:11Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOSTA,Raul Matheus do Vale. O matriarcado e os papéis femininos no Egito e Núbia Antiga. 2021. 92f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3805pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3805-
dc.description.abstractThe present course conclusion work aims to problematize western deterministic perceptions about the civilizations of Egypt and Nubia (Northeast Africa) during antiquity, thus proposing the distancing of many archetypes that the Western gaze has on "origin", "matriarchy”. The expression “matriarchy” was used by anthropologists: Johann J. Bachofen, Friedrich Engels and Lewis H. Morgan, who developed the concept from an evolutionary structure at the end of the sec. XIX, with matriarchy being the most primitive stage, and patriarchy the most advanced step of this scale. Cheikh Anta Diop, considered the precursor of Afrocentrism, and far from thinking about matriarchy/patriarchy relations from the perspective of female power, introduces a completely innovative logical body to conceptualize matriarchy, using Egyptian civilization as an object of study. The Senegalese theorist was the first to incorporate Egypt into a cradle of Negroid roots, questioning many principles defended by Egyptology. It is important to observe Egypt, and the relations between men and women, with a cautious look, because, depending on the social strata that these subjects belong to, the dynamics flow in different ways. Like the great queens who made history with their timeless deeds, to the detriment of peasant women who have few records of their activities to reconstruct their respective histories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatriarcadopt_BR
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.subjectPoder Femininopt_BR
dc.subjectEgiptologiapt_BR
dc.subjectEgitopt_BR
dc.subjectNúbiapt_BR
dc.subjectAntiguidadept_BR
dc.subjectCivilização egípciapt_BR
dc.subjectOfício femininopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMatriarchypt_BR
dc.subjectAfrocentrismpt_BR
dc.subjectFemale powerpt_BR
dc.subjectEgyptologypt_BR
dc.subjectEgyptpt_BR
dc.subjectAntiquept_BR
dc.subjectEgyptian civilizationpt_BR
dc.subjectWomen's officept_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.titleO matriarcado e os papéis femininos no Egito e Núbia Antigapt_BR
dc.title.alternativeMatriarchy and female roles in Egypt and Ancient Nubiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCOSTA, R. M. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9473317802265045pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso visa problematizar as percepções deterministas ocidentais sobre as civilizações do Egito e da Núbia (Nordeste da África) durante a antiguidade, propondo assim o distanciamento de muitos arquétipos que o olhar ocidental tem sobre “origem”, “matriarcado”. A expressão “matriarcado” foi difundida pelos antropólogos: Johann J. Bachofen, Friedrich Engels e Lewis H. Morgan, estes desenvolveram o conceito a partir de uma estrutura evolucionista no fim do sec. XIX, sendo o matriarcado o estágio mais primitivo, e o patriarcado o degrau mais avançado dessa escala. Cheikh Anta Diop, considerado o precursor do afrocentrismo, e distante de pensar essas relações matriarcado/patriarcado pela perspectiva do poder feminino, introduz um corpo lógico totalmente inovador para conceituar o matriarcado, usando a civilização egípcia enquanto objeto de estudo. O teórico senegalês foi o primeiro a incorporar o Egito a um berço de raiz negroide, questionando muitos princípios defendidos pela Egiptologia. É importante observar o Egito, e as relações entre homens e mulheres, com um olhar cauteloso, pois, dependendo das camadas sociais que estes sujeitos se inserem, as dinâmicas fluem de formas diferentes. A exemplo das grandes rainhas que fizeram história com os seus feitos atemporais, em detrimento das mulheres camponesas que poucos registros de suas atividades temos para reconstruir suas respectivas histórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqReligiãopt_BR
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