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Título: A educação doméstica em São Luís na Segunda metade do Século XIX
Título(s) alternativo(s): Domestic education in São Luís in the second half of the 19th century
Autor(es): Gomes, Neurisvane Pereira
Orientador: Abrantes, Elizabeth Sousa
Membro da Banca: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Silva, Tatiana Raquel Reis
Data do documento: 2021-08-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O objetivo primário desse trabalho é estudar a educação doméstica em São Luís na segunda metade do século XIX, haja vista o interesse na manutenção de certa diferenciação social entre as elites e os extratos mais baixos da população, bem como a maneira com que essa parcela de abastados pretendia educar meninos e meninas. E por se destacar tanto nesse momento os assuntos referentes à família, as relações que se desenrolam em torno das questões educacionais, apresentamos esse estudo buscando mostrar os sentidos educação doméstica no século XIX, os agentes que orientavam essa educação, pais, mestres, preceptores bem como destacar a prática dessa educação em São Luís nesse período. Em nossos levantamentos sobre o tema verificamos essa abordagem nos documentos oficiais em torno da educação da criança e do dever da família de instruir particularmente os filhos. Estas proposições estão contidas nos regulamentos, falas de autoridades da época, jornais a partir da segunda metade do século XIX, obras literárias que nos forneceram subsídios para a conclusão de nossas pesquisas.
Resumo: The primary objective of this work is to study domestic education in São Luís in the second half of the nineteenth century, given the interest in maintaining a certain social differentiation between the elites and the lower strata of the population, as well as how this portion of wealthy people intended to educate boys and girls. And because the issues related to the family and the relationships that unfold around educational issues stand out so much at that time, we present this study seeking to show the meanings of domestic education in the nineteenth century, the agents who guided this education, parents, teachers, and tutors. how to highlight the practice of this education in São Luís during this period. In our surveys on the subject, we verified this approach in official documents around the education of children and the family's duty to particularly instruct their children. These propositions are contained in regulations, speeches by authorities of the time, newspapers from the second half of the 19th century, literary works that provided us with subsidies for the conclusion of our research.
Palavras-chave: Educação doméstica
Educação em São Luís
Família
Diferenciação social
Elites
Brasil imperial
História
Imprensa
Home education
Education in São Luís
Family
Social differentiation
imperial Brazil
History
Press
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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