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dc.creatorGomes, Neurisvane Pereira-
dc.date.accessioned2024-12-06T16:44:42Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2024-12-06T16:44:42Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationGOMES, Neurisvane Pereira. A educação doméstica em São Luís na segunda metade do Século XIX. 2021. 60f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3803pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3803-
dc.description.abstractThe primary objective of this work is to study domestic education in São Luís in the second half of the nineteenth century, given the interest in maintaining a certain social differentiation between the elites and the lower strata of the population, as well as how this portion of wealthy people intended to educate boys and girls. And because the issues related to the family and the relationships that unfold around educational issues stand out so much at that time, we present this study seeking to show the meanings of domestic education in the nineteenth century, the agents who guided this education, parents, teachers, and tutors. how to highlight the practice of this education in São Luís during this period. In our surveys on the subject, we verified this approach in official documents around the education of children and the family's duty to particularly instruct their children. These propositions are contained in regulations, speeches by authorities of the time, newspapers from the second half of the 19th century, literary works that provided us with subsidies for the conclusion of our research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação domésticapt_BR
dc.subjectEducação em São Luíspt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectDiferenciação socialpt_BR
dc.subjectElitespt_BR
dc.subjectBrasil imperialpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectHome educationpt_BR
dc.subjectEducation in São Luíspt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSocial differentiationpt_BR
dc.subjectimperial Brazilpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectPresspt_BR
dc.titleA educação doméstica em São Luís na Segunda metade do Século XIXpt_BR
dc.title.alternativeDomestic education in São Luís in the second half of the 19th centurypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.advisor1IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, S.R.R.pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee2IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.description.resumoO objetivo primário desse trabalho é estudar a educação doméstica em São Luís na segunda metade do século XIX, haja vista o interesse na manutenção de certa diferenciação social entre as elites e os extratos mais baixos da população, bem como a maneira com que essa parcela de abastados pretendia educar meninos e meninas. E por se destacar tanto nesse momento os assuntos referentes à família, as relações que se desenrolam em torno das questões educacionais, apresentamos esse estudo buscando mostrar os sentidos educação doméstica no século XIX, os agentes que orientavam essa educação, pais, mestres, preceptores bem como destacar a prática dessa educação em São Luís nesse período. Em nossos levantamentos sobre o tema verificamos essa abordagem nos documentos oficiais em torno da educação da criança e do dever da família de instruir particularmente os filhos. Estas proposições estão contidas nos regulamentos, falas de autoridades da época, jornais a partir da segunda metade do século XIX, obras literárias que nos forneceram subsídios para a conclusão de nossas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
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