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Título: Da Base Nacional Comum Curricular ao Documento Curricular do Território Maranhense: os avanços e desafios para a formação dos professores de História
Título(s) alternativo(s): From the National Common Curricular Base to the Curriculum Document Maranhense Territory: advances and challenges for the formation of History teachers
Autor(es): Belfort, Mário Jorge Araujo
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Silva, Fábio Henrique Monteiro
Membro da Banca: Barros, Antonio Evaldo Almeida
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Historicamente, o sistema educacional brasileiro vem adquirindo significativos avanços no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas educacionais, estabelecendo legislações normativas cuja finalidade é o aprimoramento dos currículos escolares e do trabalho de professores em sala de aula. Dentro deste cenário, ancorada nas orientações da Base Nacional Comum Curricular, o Documento Curricular do Território Maranhense (2019) é uma diretriz normativa que orienta as escolas maranhenses a reformularem seus currículos. Nesse sentido, a finalidade deste estudo, fruto de uma pesquisa de cunho documental, é demonstrar as implicações do Documento Curricular do Território Maranhense na atuação docente, no processo de formação continuada e no currículo da disciplina de História. O lócus deste estudo foram algumas escolas municipais de São Luís. No primeiro momento da pesquisa, realizamos a análise documental do DCTMA e, em seguida, desenvolvemos o levantamento da literatura que analisa os reflexos da BNCC no DCTMA e as implicações deste último na formação continuada de professores, atuação docente e no currículo de História. No segundo momento da pesquisa, coletamos os dados a partir da aplicação de questionário, de forma remota pela plataforma do Google Forms, com professores de História do ensino básico, para levantar subsídios sobre a implantação desta norma curricular.
Resumo: Historically, the Brazilian educational system has made significant advances in terms of the development of educational policies, establishing normative legislation whose purpose is to improve school curricula and the work of teachers in the classroom. Within this scenario, anchored in the guidelines of the National Curricular Common Base, the Documento Curricular do Território Maranhense (2019) is a normative guideline that guides schools in Maranhão to reformulate their curricula. In this sense, the purpose of this study, the result of a documental research, is to demonstrate the implications of the Curricular Document of the Maranhense Territory in the teaching practice, in the process of continuing education and in the curriculum of the discipline of History. The locus of this study was some municipal schools in São Luís. In the first moment of the research, we carried out a document analysis of the DCTMA and, then, we developed a literature survey that analyzes the reflexes of the BNCC in the DCTMA and the implications of the latter in continuing education of teachers, teaching performance and in the curriculum of History. In the second moment of the research, we collected data from the application of a questionnaire, remotely through the google forms platform, with teachers of Basic Education History, to raise subsidies on the implementation of this curricular standard.
Palavras-chave: Documento Curricular do Território Maranhense
Base Nacional Comum Curricular.
Formação continuada
Currículo de História
Atuação docente
Sistema educacional
Brasileiro
Maranhão
Curriculum Document of the Maranhense Territory
Common National Curriculum Base
Continuing training
History Curriculum
Teaching activities
Educational system
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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