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dc.creatorBelfort, Mário Jorge Araujo-
dc.date.accessioned2024-12-06T14:16:41Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2024-12-06T14:16:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBELFORT, Mário Jorge Araujo. Da Base Nacional Comum Curricular ao Documento Curricular do Território Maranhense: os avanços e desafios para a formação dos professores de História. 2021. 71f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3801pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3801-
dc.description.abstractHistorically, the Brazilian educational system has made significant advances in terms of the development of educational policies, establishing normative legislation whose purpose is to improve school curricula and the work of teachers in the classroom. Within this scenario, anchored in the guidelines of the National Curricular Common Base, the Documento Curricular do Território Maranhense (2019) is a normative guideline that guides schools in Maranhão to reformulate their curricula. In this sense, the purpose of this study, the result of a documental research, is to demonstrate the implications of the Curricular Document of the Maranhense Territory in the teaching practice, in the process of continuing education and in the curriculum of the discipline of History. The locus of this study was some municipal schools in São Luís. In the first moment of the research, we carried out a document analysis of the DCTMA and, then, we developed a literature survey that analyzes the reflexes of the BNCC in the DCTMA and the implications of the latter in continuing education of teachers, teaching performance and in the curriculum of History. In the second moment of the research, we collected data from the application of a questionnaire, remotely through the google forms platform, with teachers of Basic Education History, to raise subsidies on the implementation of this curricular standard.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumento Curricular do Território Maranhensept_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectCurrículo de Históriapt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectSistema educacionalpt_BR
dc.subjectBrasileiropt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectCurriculum Document of the Maranhense Territorypt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectHistory Curriculumpt_BR
dc.subjectTeaching activitiespt_BR
dc.subjectEducational systempt_BR
dc.titleDa Base Nacional Comum Curricular ao Documento Curricular do Território Maranhense: os avanços e desafios para a formação dos professores de Históriapt_BR
dc.title.alternativeFrom the National Common Curricular Base to the Curriculum Document Maranhense Territory: advances and challenges for the formation of History teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDBELFORT, M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4131140572932594pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee1IDSILVA, F. H. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Antonio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee2IDBARROS, A. E. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, o sistema educacional brasileiro vem adquirindo significativos avanços no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas educacionais, estabelecendo legislações normativas cuja finalidade é o aprimoramento dos currículos escolares e do trabalho de professores em sala de aula. Dentro deste cenário, ancorada nas orientações da Base Nacional Comum Curricular, o Documento Curricular do Território Maranhense (2019) é uma diretriz normativa que orienta as escolas maranhenses a reformularem seus currículos. Nesse sentido, a finalidade deste estudo, fruto de uma pesquisa de cunho documental, é demonstrar as implicações do Documento Curricular do Território Maranhense na atuação docente, no processo de formação continuada e no currículo da disciplina de História. O lócus deste estudo foram algumas escolas municipais de São Luís. No primeiro momento da pesquisa, realizamos a análise documental do DCTMA e, em seguida, desenvolvemos o levantamento da literatura que analisa os reflexos da BNCC no DCTMA e as implicações deste último na formação continuada de professores, atuação docente e no currículo de História. No segundo momento da pesquisa, coletamos os dados a partir da aplicação de questionário, de forma remota pela plataforma do Google Forms, com professores de História do ensino básico, para levantar subsídios sobre a implantação desta norma curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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