Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3790
Título: A cidade sob a perspectiva da criança: um estudo de caso antropológico baseado no discurso infantil enquanto a(u)tor do ambiente urbano
Título(s) alternativo(s): The city from the child's perspective: an anthropological case study based on children's discourse as an actor in the urban environment
Autor(es): Lindoso, Brena de Azevêdo
Orientador: Panet, Rose-France de Farias
Membro da Banca: Camilla Sousa Costa Sallem
Membro da Banca: Viana, Thiscianne Mesquita
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho discute o papel da infância na construção da cidade, seja esta, em termos estruturais ou sociais, bem como busca entender as cidades sob a perspectiva da criança dotada de necessidades e anseios. Haja vista que as relações do ser/cidade interferem diretamente na formação do cidadão, torna-se necessário o entendimento de como a imagem social em torno da infância impotente pode ser substituído pela partição e direito à voz nos espaços públicos. O estudo proposto tendo como enfoque a análise das percepções de um grupo de crianças da Vila Cascavel acerca do espaço urbano, traduz a importância de um processo participativo de planejamento urbano, tendo como enfoque tal grupo, que mesmo presente em todas as épocas e estratos sociais, é negligenciado. Deste modo, a fim de contribuir de forma prática com políticas públicas de planejamento urbano, estruturou-se um compilado em síntese das principais sugestões das crianças para uma cidade que estas consideram ideal
Resumo: This work discusses the role of childhood in the construction of the city, be it in structural or social terms, as well as seeking to understand cities under the perspective of the child with needs and desires. Given that the relationships of the being/city directly interfere in the formation of the citizen, it becomes necessary to understanding how the social image surrounding powerless childhood can be replaced by partition and the right to voice in public spaces. The proposed study focusing on analyzing the perceptions of a group of children from Vila Cascavel about urban space, reflects the importance of a participatory process of urban planning, focusing on this group, which even present in all eras and social strata, is neglected. Therefore, in order to contribute in a practical way with public urban planning policies, a compiled as a summary of the children's main suggestions for a city that they consider ideal
Palavras-chave: Estudo de caso antropológico
Discurso infantil
Perspectiva infantil - cidade
Ambiente urbano - crianças
Infância e cidade
Planejamento urbano
Cidade e crianças
Processo participativo - planejamento urbano
Vila Cascavel - percepção de crianças
Percepção infantil - cidade
Crianças e espaço urbano
Cidades amigas da criança
Urbanismo inclusivo
Empoderamento infantil - urbanismo
Anthropological case study
Children's speech
Children's perspective - city
Urban environment - children
Childhood and city
Urban planning
City and children
Participatory process - urban planning
Vila Cascavel - children's perception
Children's perception - city
Children and urban space
Child-friendly cities
Inclusive urbanism
Child empowerment - urbanism
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - BRENA DE AZEVÊDO LINDOSO - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2019.pdfPDF A8.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.