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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lindoso, Brena de Azevêdo | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T20:58:34Z | - |
dc.date.available | 2019-12-05 | - |
dc.date.available | 2024-12-05T20:58:34Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LINDOSO, Brena de Azevêdo. A cidade sob a perspectiva da criança: um estudo de caso antropológico baseado no discurso infantil enquanto a(u)tor do ambiente urbano. 2019. 125f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3790 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3790 | - |
dc.description.abstract | This work discusses the role of childhood in the construction of the city, be it in structural or social terms, as well as seeking to understand cities under the perspective of the child with needs and desires. Given that the relationships of the being/city directly interfere in the formation of the citizen, it becomes necessary to understanding how the social image surrounding powerless childhood can be replaced by partition and the right to voice in public spaces. The proposed study focusing on analyzing the perceptions of a group of children from Vila Cascavel about urban space, reflects the importance of a participatory process of urban planning, focusing on this group, which even present in all eras and social strata, is neglected. Therefore, in order to contribute in a practical way with public urban planning policies, a compiled as a summary of the children's main suggestions for a city that they consider ideal | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso antropológico | pt_BR |
dc.subject | Discurso infantil | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva infantil - cidade | pt_BR |
dc.subject | Ambiente urbano - crianças | pt_BR |
dc.subject | Infância e cidade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Cidade e crianças | pt_BR |
dc.subject | Processo participativo - planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Vila Cascavel - percepção de crianças | pt_BR |
dc.subject | Percepção infantil - cidade | pt_BR |
dc.subject | Crianças e espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Cidades amigas da criança | pt_BR |
dc.subject | Urbanismo inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento infantil - urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Anthropological case study | pt_BR |
dc.subject | Children's speech | pt_BR |
dc.subject | Children's perspective - city | pt_BR |
dc.subject | Urban environment - children | pt_BR |
dc.subject | Childhood and city | pt_BR |
dc.subject | Urban planning | pt_BR |
dc.subject | City and children | pt_BR |
dc.subject | Participatory process - urban planning | pt_BR |
dc.subject | Vila Cascavel - children's perception | pt_BR |
dc.subject | Children's perception - city | pt_BR |
dc.subject | Children and urban space | pt_BR |
dc.subject | Child-friendly cities | pt_BR |
dc.subject | Inclusive urbanism | pt_BR |
dc.subject | Child empowerment - urbanism | pt_BR |
dc.title | A cidade sob a perspectiva da criança: um estudo de caso antropológico baseado no discurso infantil enquanto a(u)tor do ambiente urbano | pt_BR |
dc.title.alternative | The city from the child's perspective: an anthropological case study based on children's discourse as an actor in the urban environment | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Panet, Rose-France de Farias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5322412496401539 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Camilla Sousa Costa Sallem | - |
dc.contributor.referee2 | Viana, Thiscianne Mesquita | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute o papel da infância na construção da cidade, seja esta, em termos estruturais ou sociais, bem como busca entender as cidades sob a perspectiva da criança dotada de necessidades e anseios. Haja vista que as relações do ser/cidade interferem diretamente na formação do cidadão, torna-se necessário o entendimento de como a imagem social em torno da infância impotente pode ser substituído pela partição e direito à voz nos espaços públicos. O estudo proposto tendo como enfoque a análise das percepções de um grupo de crianças da Vila Cascavel acerca do espaço urbano, traduz a importância de um processo participativo de planejamento urbano, tendo como enfoque tal grupo, que mesmo presente em todas as épocas e estratos sociais, é negligenciado. Deste modo, a fim de contribuir de forma prática com políticas públicas de planejamento urbano, estruturou-se um compilado em síntese das principais sugestões das crianças para uma cidade que estas consideram ideal | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - BRENA DE AZEVÊDO LINDOSO - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2019.pdf | PDF A | 8.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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