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dc.creatorLindoso, Brena de Azevêdo-
dc.date.accessioned2024-12-05T20:58:34Z-
dc.date.available2019-12-05-
dc.date.available2024-12-05T20:58:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLINDOSO, Brena de Azevêdo. A cidade sob a perspectiva da criança: um estudo de caso antropológico baseado no discurso infantil enquanto a(u)tor do ambiente urbano. 2019. 125f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3790pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3790-
dc.description.abstractThis work discusses the role of childhood in the construction of the city, be it in structural or social terms, as well as seeking to understand cities under the perspective of the child with needs and desires. Given that the relationships of the being/city directly interfere in the formation of the citizen, it becomes necessary to understanding how the social image surrounding powerless childhood can be replaced by partition and the right to voice in public spaces. The proposed study focusing on analyzing the perceptions of a group of children from Vila Cascavel about urban space, reflects the importance of a participatory process of urban planning, focusing on this group, which even present in all eras and social strata, is neglected. Therefore, in order to contribute in a practical way with public urban planning policies, a compiled as a summary of the children's main suggestions for a city that they consider idealpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo de caso antropológicopt_BR
dc.subjectDiscurso infantilpt_BR
dc.subjectPerspectiva infantil - cidadept_BR
dc.subjectAmbiente urbano - criançaspt_BR
dc.subjectInfância e cidadept_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectCidade e criançaspt_BR
dc.subjectProcesso participativo - planejamento urbanopt_BR
dc.subjectVila Cascavel - percepção de criançaspt_BR
dc.subjectPercepção infantil - cidadept_BR
dc.subjectCrianças e espaço urbanopt_BR
dc.subjectCidades amigas da criançapt_BR
dc.subjectUrbanismo inclusivopt_BR
dc.subjectEmpoderamento infantil - urbanismopt_BR
dc.subjectAnthropological case studypt_BR
dc.subjectChildren's speechpt_BR
dc.subjectChildren's perspective - citypt_BR
dc.subjectUrban environment - childrenpt_BR
dc.subjectChildhood and citypt_BR
dc.subjectUrban planningpt_BR
dc.subjectCity and childrenpt_BR
dc.subjectParticipatory process - urban planningpt_BR
dc.subjectVila Cascavel - children's perceptionpt_BR
dc.subjectChildren's perception - citypt_BR
dc.subjectChildren and urban spacept_BR
dc.subjectChild-friendly citiespt_BR
dc.subjectInclusive urbanismpt_BR
dc.subjectChild empowerment - urbanismpt_BR
dc.titleA cidade sob a perspectiva da criança: um estudo de caso antropológico baseado no discurso infantil enquanto a(u)tor do ambiente urbanopt_BR
dc.title.alternativeThe city from the child's perspective: an anthropological case study based on children's discourse as an actor in the urban environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Panet, Rose-France de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322412496401539pt_BR
dc.contributor.referee1Camilla Sousa Costa Sallem-
dc.contributor.referee2Viana, Thiscianne Mesquita-
dc.description.resumoO presente trabalho discute o papel da infância na construção da cidade, seja esta, em termos estruturais ou sociais, bem como busca entender as cidades sob a perspectiva da criança dotada de necessidades e anseios. Haja vista que as relações do ser/cidade interferem diretamente na formação do cidadão, torna-se necessário o entendimento de como a imagem social em torno da infância impotente pode ser substituído pela partição e direito à voz nos espaços públicos. O estudo proposto tendo como enfoque a análise das percepções de um grupo de crianças da Vila Cascavel acerca do espaço urbano, traduz a importância de um processo participativo de planejamento urbano, tendo como enfoque tal grupo, que mesmo presente em todas as épocas e estratos sociais, é negligenciado. Deste modo, a fim de contribuir de forma prática com políticas públicas de planejamento urbano, estruturou-se um compilado em síntese das principais sugestões das crianças para uma cidade que estas consideram idealpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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