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dc.creatorMendonça, Ana Clara Silva Santana-
dc.date.accessioned2024-12-05T20:35:07Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2024-12-05T20:35:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Ana Clara Silva Santana. Caminhabilidade e conexões: uma análise sobre os espaços livres públicos na área central da cidade de São Luís - MA 2019. 112f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3788pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3788-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze walkability in the city of São Luís of Maranhão and its influence on the connection between public open spaces, having as Rio Branco Street, the main connecting road between Deodoro squares, Odorico Mendes and Gonçalves Dias. This is a contextualization research of the place of the pedestrian in urban mobility and its relationship with the city, including factors such as level of walkability, quality, comfort, safety and attractiveness of pedestrian routes. Therefore, it is of great importance to understand the current context of these places in the social sphere, mobility and the mapping of the street as a space free public space for shared use and connection between the city’s diverse spaces. This analysis uses parameters established by the authors Jan Gehl (2013), Jane Jacobs (2011) and Clarisse Linke (2017; 2018) other studies on walkability and encourages questions such as the importance of walking within the scope of the quality of urban life and encouraging the appropriation of this space by its users, in addition to providing subsidies for the preparation of intervention proposals focusing on awakening to sustainable mobility, resulting in vitality and connection between free spaces and strengthening the pedestrian’s relationship with the citypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaminhabilidade - São Luís - MApt_BR
dc.subjectEspaços livres públicos - São Luís - MApt_BR
dc.subjectCentro Histórico de São Luís - MApt_BR
dc.subjectConexão - espaços públicospt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectQualidade de vida urbana - caminhabilidadept_BR
dc.titleCaminhabilidade e Conexões: uma análise sobre os espaços livres públicos na área central da cidade de São Luís – MApt_BR
dc.title.alternativeWalkability and Connections: an analysis of spaces free public parking in the central area of ​​the city of São Luís – MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Débora Garreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3540598412447734pt_BR
dc.contributor.referee1Salomão, Flávio Moraes Rêgo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814942236166395pt_BR
dc.contributor.referee2Trinta, Patrícia-
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar a caminhabilidade na cidade São Luís do Maranhão e sua influência na conexão entre os espaços livres públicos, tendo como recorte a Rua Rio Branco, principal via conectora entre as praças Deodoro, Odorico Mendes e Gonçalves Dias. Trata-se de uma pesquisa de contextualização do local do pedestre na mobilidade urbana e sua relação com a cidade, incluindo fatores como nível de caminhabilidade, qualidade, conforto, segurança e atratividade dos trajetos pedonais. Para tanto, é de grande relevância a compreensão do contexto atual destes locais no âmbito social, da mobilidade e o mapeamento da rua como espaço livre público de uso compartilhado e de conexão entre os diversos espaços da cidade. Essa análise se utiliza de parâmetros estabelecidos pelos autores Jan Gehl (2013), Jane Jacobs (2011) e Clarisse Linke (2017; 2018) demais estudos sobre caminhabilidade e incita questionamentos como a importância do caminhar no âmbito da qualidade da vida urbana e no incentivo da apropriação desse espaço pelos seus usuários, além de fornecer subsídios para elaboração de propostas de intervenções com foco no despertar para a mobilidade sustentável, resultando na vitalidade e conexão entre os espaços livres e no fortalecimento da relação do pedestre com a cidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
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