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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3788
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mendonça, Ana Clara Silva Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T20:35:07Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05 | - |
dc.date.available | 2024-12-05T20:35:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Ana Clara Silva Santana. Caminhabilidade e conexões: uma análise sobre os espaços livres públicos na área central da cidade de São Luís - MA 2019. 112f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3788 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3788 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze walkability in the city of São Luís of Maranhão and its influence on the connection between public open spaces, having as Rio Branco Street, the main connecting road between Deodoro squares, Odorico Mendes and Gonçalves Dias. This is a contextualization research of the place of the pedestrian in urban mobility and its relationship with the city, including factors such as level of walkability, quality, comfort, safety and attractiveness of pedestrian routes. Therefore, it is of great importance to understand the current context of these places in the social sphere, mobility and the mapping of the street as a space free public space for shared use and connection between the city’s diverse spaces. This analysis uses parameters established by the authors Jan Gehl (2013), Jane Jacobs (2011) and Clarisse Linke (2017; 2018) other studies on walkability and encourages questions such as the importance of walking within the scope of the quality of urban life and encouraging the appropriation of this space by its users, in addition to providing subsidies for the preparation of intervention proposals focusing on awakening to sustainable mobility, resulting in vitality and connection between free spaces and strengthening the pedestrian’s relationship with the city | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Caminhabilidade - São Luís - MA | pt_BR |
dc.subject | Espaços livres públicos - São Luís - MA | pt_BR |
dc.subject | Centro Histórico de São Luís - MA | pt_BR |
dc.subject | Conexão - espaços públicos | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida urbana - caminhabilidade | pt_BR |
dc.title | Caminhabilidade e Conexões: uma análise sobre os espaços livres públicos na área central da cidade de São Luís – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Walkability and Connections: an analysis of spaces free public parking in the central area of the city of São Luís – MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Débora Garreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3540598412447734 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salomão, Flávio Moraes Rêgo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3814942236166395 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Trinta, Patrícia | - |
dc.description.resumo | O presente estudo objetiva analisar a caminhabilidade na cidade São Luís do Maranhão e sua influência na conexão entre os espaços livres públicos, tendo como recorte a Rua Rio Branco, principal via conectora entre as praças Deodoro, Odorico Mendes e Gonçalves Dias. Trata-se de uma pesquisa de contextualização do local do pedestre na mobilidade urbana e sua relação com a cidade, incluindo fatores como nível de caminhabilidade, qualidade, conforto, segurança e atratividade dos trajetos pedonais. Para tanto, é de grande relevância a compreensão do contexto atual destes locais no âmbito social, da mobilidade e o mapeamento da rua como espaço livre público de uso compartilhado e de conexão entre os diversos espaços da cidade. Essa análise se utiliza de parâmetros estabelecidos pelos autores Jan Gehl (2013), Jane Jacobs (2011) e Clarisse Linke (2017; 2018) demais estudos sobre caminhabilidade e incita questionamentos como a importância do caminhar no âmbito da qualidade da vida urbana e no incentivo da apropriação desse espaço pelos seus usuários, além de fornecer subsídios para elaboração de propostas de intervenções com foco no despertar para a mobilidade sustentável, resultando na vitalidade e conexão entre os espaços livres e no fortalecimento da relação do pedestre com a cidade | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - ANA CLARA SILVA SANTANA MENDONÇA - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2019.pdf | PDF A | 6.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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