Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3782
Título: | A literatura na educação infantil e o desenvolvimento cognitivo da criança |
Título(s) alternativo(s): | Literature in early childhood education and the child’s cognitive development |
Autor(es): | Silva, Maraysa da Silva e |
Orientador: | Morais, Solange Santana Guimarães |
Membro da Banca: | Morais, Solange Santana Guimarães |
Membro da Banca: | Sousa, Elizeu Arruda de |
Membro da Banca: | Oliveira, Ligia Vanessa Penha |
Data do documento: | 2024-08-19 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho monográfico analisa a influência da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança. E partindo dessa premissa, o trabalho tem como problema descobrir se é possível que a literatura infantil, a partir de estratégias apropriadas, contribua para o desenvolvimento cognitivo da criança. Desse modo, é visível a necessidade de investigar os efeitos do papel da literatura na educação infantil e o quão determinante ela é no estímulo ao desenvolvimento da cognição infantil. Tem-se como intentos neste TCC refletir sobre a leitura na educação infantil; analisar a ligação entre a literatura infantil e o desenvolvimento cognitivo da criana; apresentar estratégias de leitura para estimular o desenvolvimento cognitivo do infanto. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e exploratória, haja vista que é constituída pela pesquisa qualitativa sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo pueril, a partir de um suporte teórico que discorre sobre literatura infantil, desenvolvimento cognitivo e leitura, a citar Carvalho (2008), Freire (2011), Krug (2015), Nascimento (2006), Santos (2021), Silva (2021), Zilberman e Magalhães (1987), entre outros. O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos nos quais é discutido sobre a importância que a literatura tem no desenvolvimento cognitivo, a relação que a literatura tem com o desenvolvimento cognitivo e as estratégias para estimular o desenvolvimento pueril. Com base nos estudos realizados ao longo dessa pesquisa, foi possível compreender a grande influência que a literatura tem no desenvolvimento cognitivo infantil, pois a literatura traz consigo um mundo de descobertas através das leituras |
Resumo: | This monograph analyzes the influence of children's literature on children's cognitive development. Based on this premise, the work aims to discover whether it is possible for children's literature, using appropriate strategies, to contribute to children's cognitive development. Thus, it is clear that there is a need to investigate the effects of the role of literature in early childhood education and how decisive it is in stimulating the development of children's cognition. The intentions of this TCC are to reflect on reading in early childhood education; to analyze the connection between children's literature and children's cognitive development; and to present reading strategies to stimulate children's cognitive development. To this end, a descriptive and exploratory bibliographical research was carried out, given that it consists of qualitative research on the importance of children's literature for child cognitive development, based on a theoretical support that discusses children's literature, cognitive development and reading, citing Carvalho (2008), Freire (2011), Krug (2015), Nascimento (2006), Santos (2021), Silva (2021), Zilberman and Magalhães (1987), among others. The work is structured in three chapters in which the importance of literature in cognitive development, the relationship that literature has with cognitive development and the strategies to stimulate child development are discussed. Based on the studies carried out throughout this research, it was possible to understand the great influence that literature has on child cognitive development, since literature brings with it a world of discoveries through reading |
Palavras-chave: | Literatura infantil Desenvolvimento cognitivo Leitura Criança Contexto histórico da literatura infantil Estratégias Papel da literatura na educação infantil Impacto da literatura no desenvolvimento cognitivo pueril Scrapbook: recontando histórias a partir de colagens Children's literature Cognitive development Reading Children Strategies Historical context of children's literature Role of literature in early childhood education Impact of literature on child cognitive development Scrapbook: retelling stories through collages |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MARAYSA DA SILVA E SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS CAXIAS UEMA 2024.pdf | PDFA | 430.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.