Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maraysa da Silva e-
dc.date.accessioned2024-12-05T19:14:17Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2024-12-05T19:14:17Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationSILVA, Maraysa da Silva e. A literatura na educação infantil e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3782pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3782-
dc.description.abstractThis monograph analyzes the influence of children's literature on children's cognitive development. Based on this premise, the work aims to discover whether it is possible for children's literature, using appropriate strategies, to contribute to children's cognitive development. Thus, it is clear that there is a need to investigate the effects of the role of literature in early childhood education and how decisive it is in stimulating the development of children's cognition. The intentions of this TCC are to reflect on reading in early childhood education; to analyze the connection between children's literature and children's cognitive development; and to present reading strategies to stimulate children's cognitive development. To this end, a descriptive and exploratory bibliographical research was carried out, given that it consists of qualitative research on the importance of children's literature for child cognitive development, based on a theoretical support that discusses children's literature, cognitive development and reading, citing Carvalho (2008), Freire (2011), Krug (2015), Nascimento (2006), Santos (2021), Silva (2021), Zilberman and Magalhães (1987), among others. The work is structured in three chapters in which the importance of literature in cognitive development, the relationship that literature has with cognitive development and the strategies to stimulate child development are discussed. Based on the studies carried out throughout this research, it was possible to understand the great influence that literature has on child cognitive development, since literature brings with it a world of discoveries through readingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectContexto histórico da literatura infantilpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectPapel da literatura na educação infantilpt_BR
dc.subjectImpacto da literatura no desenvolvimento cognitivo puerilpt_BR
dc.subjectScrapbook: recontando histórias a partir de colagenspt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectHistorical context of children's literaturept_BR
dc.subjectRole of literature in early childhood educationpt_BR
dc.subjectImpact of literature on child cognitive developmentpt_BR
dc.subjectScrapbook: retelling stories through collagespt_BR
dc.titleA literatura na educação infantil e o desenvolvimento cognitivo da criançapt_BR
dc.title.alternativeLiterature in early childhood education and the child’s cognitive developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Solange Santana Guimarães-
dc.contributor.referee1Morais, Solange Santana Guimarães-
dc.contributor.referee2Sousa, Elizeu Arruda de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Ligia Vanessa Penha-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico analisa a influência da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança. E partindo dessa premissa, o trabalho tem como problema descobrir se é possível que a literatura infantil, a partir de estratégias apropriadas, contribua para o desenvolvimento cognitivo da criança. Desse modo, é visível a necessidade de investigar os efeitos do papel da literatura na educação infantil e o quão determinante ela é no estímulo ao desenvolvimento da cognição infantil. Tem-se como intentos neste TCC refletir sobre a leitura na educação infantil; analisar a ligação entre a literatura infantil e o desenvolvimento cognitivo da criana; apresentar estratégias de leitura para estimular o desenvolvimento cognitivo do infanto. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e exploratória, haja vista que é constituída pela pesquisa qualitativa sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo pueril, a partir de um suporte teórico que discorre sobre literatura infantil, desenvolvimento cognitivo e leitura, a citar Carvalho (2008), Freire (2011), Krug (2015), Nascimento (2006), Santos (2021), Silva (2021), Zilberman e Magalhães (1987), entre outros. O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos nos quais é discutido sobre a importância que a literatura tem no desenvolvimento cognitivo, a relação que a literatura tem com o desenvolvimento cognitivo e as estratégias para estimular o desenvolvimento pueril. Com base nos estudos realizados ao longo dessa pesquisa, foi possível compreender a grande influência que a literatura tem no desenvolvimento cognitivo infantil, pois a literatura traz consigo um mundo de descobertas através das leituraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetras; Ensino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.