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dc.creatorPinheiro, Juliana de Kássia Siqueira-
dc.date.accessioned2024-12-05T14:02:55Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2024-12-05T14:02:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Juliana de Kássia Siqueira. A inserção da metodologia participativa na prática do arquiteto e urbanista na contemporaneidade. 2016. 80f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3768pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3768-
dc.description.abstractThe introduction of participatory methodology in contemporary practices of the architect and urban planner is necessary in order to approach the professional, the users and the subject of study since on many occasions this relationship occurs in a “flyover” (PRONSATO, 2005) where the technicians have no real involvement with the territory and do not consider dialogue as an exchange of experience necessary for the outcome successful of the project. There are some initiatives of projects developed in partnership with communities as Quinta Monroy in Chile, Vila Nova in São Paulo and small interventions through EMAUs – Offices Model of Architecture and Urbanism (in Portuguese) which are extension programs. In São Luís, the Solar EMAU at the State College of Maranhão acts to reduce social disparities looking through participatory creating solutions to make life of the population that is not covered with the services of the professional more dignified. Currently, an architectural and landscaping project is being developed with the Associação Nossa Senhora de Loreto which conducts educational and cultural work for the community around it. This work proposes to follow this process through action research and resulted in confirmation that you can work with the population in the project development and this results in a higher appropriation of space by users, well as being a personal and professional life experience to architect and urban planner, who comes out the exclusive holder position of knowledge and stablishes a knowledge exchange relationship with the community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectMetodologia Participativapt_BR
dc.subjectPesquisa - açãopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectQuinta Monroy - Chilept_BR
dc.subjectVila Nova - São Paulopt_BR
dc.subjectEscritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAUpt_BR
dc.subjectEMAU Solar - Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectModel Architecture and Urban Planning Offices - EMAUpt_BR
dc.subjectEMAU Solar - State University of Maranhãopt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectParticipative methodologypt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.titleA inserção da metodologia participativa na prática do arquiteto e urbanista na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeThe insertion of participatory methodology in the practice of the architect and urbanist in contemporary timespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPINHEIRO, J. K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401894527127736pt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Jussara Martins-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6012097284752081pt_BR
dc.contributor.referee1Venancio, Marluce Wall de Carvalho-
dc.contributor.referee1IDVENANCIO, M. W. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3695709486352940pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Paulo-
dc.contributor.referee2IDVASCONCELOS, P.pt_BR
dc.description.resumoA inserção da metodologia participativa nas práticas contemporâneas do arquiteto e urbanista se faz necessária com o objetivo de aproximar o profissional dos usuários e do objeto de estudo já que em muitas ocasiões esta relação se dá em uma “visão de sobrevoo” (PRONSATO, 2005) em que os técnicos não possuem real envolvimento com o território e não consideram o diálogo como uma troca de experiências necessário para o resultado satisfatório do projeto. Existem algumas iniciativas reconhecidas de projetos desenvolvidos em parceria com comunidades como Quinta Monroy no Chile, Vila Nova em São Paulo e de pequenas intervenções por meio dos EMAUs – Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo que são programas de extensão universitária. Em São Luís, o EMAU Solar da Universidade Estadual do Maranhão atua para diminuir as disparidades sociais buscando por meio da criação participativa soluções para tornar a vida da população que não é contemplada com os serviços do profissional mais digna. Atualmente, um projeto arquitetônico e paisagístico está sendo desenvolvido com a Associação Nossa Senhora de Loreto que realiza trabalhos educacionais e culturais para a comunidade em seu entorno. Este trabalho se propôs a acompanhar este processo por meio da pesquisa-ação e teve como resultado a comprovação de que é possível inserir a população no desenvolvimento do projeto e que isso resulta numa apropriação maior do espaço por parte dos usuários, além de ser uma experiência de vida pessoal e profissional para o arquiteto e urbanista, que sai da posição de detentor exclusivo do conhecimento e estabelece uma relação de troca de saberes com a comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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