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dc.creatorGranja, Ingrid Cutrim Soares-
dc.date.accessioned2024-12-04T20:42:51Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2024-12-04T20:42:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGRANJA, Ingrid Cutrim Soares. A influência da arquitetura escolar na aprendizagem: estudo de caso na UEB Monsenhor Frederico Chaves, São Luís - Maranhão. 2018. 147f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3764pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3764-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the influence of physical space on learning through a case study performed at the municipal school UEB Monsenhor Frederico Chaves, in São Luís-MA. The study will focus on elementary school students. In the bibliographical research was made a carefully search for the historical understanding of the school architecture, the process of construction and implementation of the curricular proposal of municipal public schools in São Luís and in Brazil nowadays. And the studies carried out on the influence of spaces in teaching-learning, addressing the user-environment relationship, environmental psychology, the factors of suitability for school space quality and the theories on child development by the views of Piaget and Vygotsky. The field study sought to analyze the physical conditions and the pedagogical methods experienced in school practice. The methodology applied was fundamental for the understanding since the Experiential Post- Occupational Assessment counts on the contribution of users in their instruments application process, such as: interviews, walkthrough analysis, questionnaires and wish poems. Finally, it was found a deficient public school architecture, little explored, traditional and that do not attend the users‟ needs. To minimize these effects, guidelines and recommendations were developed that sought to adapt to these needs and provide better conditions for the school space and teaching didactics to stimulate the student's full developmentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura escolaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscola Municipal UEB Monsenhor Frederico Chavespt_BR
dc.subjectAmbiente físico e aprendizadopt_BR
dc.subjectTeoria Construtivista - Piagetpt_BR
dc.subjectTeoria Sócio interacionista Lev Vygotskypt_BR
dc.subjectAbordagem experiencialpt_BR
dc.subjectAvaliação pós-ocupaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolar - arquiteturapt_BR
dc.subjectRelação usuário e ambiente - arquiteturapt_BR
dc.subjectArchitecture schoolspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSchool UEB Monsenhor Frederico Chavespt_BR
dc.subjectPhysical environment and learningpt_BR
dc.subjectConstructivist theory - Piagetpt_BR
dc.subjectSocio-interactionist theory - Lev Vygotskypt_BR
dc.subjectExperiential approachpt_BR
dc.subjectPost-occupancy evaluationpt_BR
dc.subjectSchool environment - architecturept_BR
dc.subjectUser and environment relationship - architecturept_BR
dc.titleA influência da arquitetura escolar na aprendizagem: estudo de caso na UEB Monsenhor Frederico Chaves, São Luís - Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of school architecture on learning: a case study at UEB Monsenhor Frederico Chaves, São Luís - Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDGRANJA, I. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5905296452775257pt_BR
dc.contributor.advisor1Burnett, Carlos Frederico Lago-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0605-4846pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094745284365149pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Ingrid Gomes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2423-7817pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173410812578164pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Thiscianne Mesquita-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0457-025Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0780608634379920pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a influência do espaço físico na aprendizagem por meio de um estudo de caso realizado na escola da rede municipal UEB Monsenhor Frederico Chaves, em São Luís-MA, com foco em alunos do ensino fundamental. Na pesquisa bibliográfica buscou-se a compreensão histórica da arquitetura escolar, o processo de construção e implantação da proposta curricular das escolas públicas municipais em São Luís e no Brasil atualmente. E os estudos realizados sobre a influência dos espaços no ensino- aprendizagem, abordando a relação usuário-ambiente, psicologia ambiental, os fatores de adequação para qualidade dos espaços escolares e as teorias sobre o desenvolvimento infantil pelas visões de Piaget e Vygotsky. O estudo de campo procurou analisar as condições físicas e os métodos pedagógicos vivenciados na prática escolar. A metodologia aplicada foi fundamental para essa compreensão visto que a Avaliação Pós-Ocupação Experiencial conta com a contribuição dos usuários no processo de aplicação dos seus instrumentos, tais como: entrevistas, análise walkthrough, questionários e poema dos desejos. Por fim, constatou-se uma arquitetura escolar pública deficiente, pouco explorada, tradicional e que não atendem às necessidades dos usuários. Para minimizar esses efeitos, foram elaboradas diretrizes e recomendações que buscaram se adequar a essas necessidades e proporcionar melhores condições para o espaço escolar e a didática do ensino que estimulem o pleno desenvolvimento do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
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