Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3762
Título: | “Conhecer para preservar”: A trajetória das ações educativas como instrumento de preservação do Patrimônio e seus reflexos no Projeto “Casa do Magnetismo” |
Título(s) alternativo(s): | “Know to preserve”: The trajectory of educational actions as an instrument of Heritage preservation and its effects on the “Casa do Magnetismo” Project. |
Autor(es): | Brandão, Gabryelle Alves |
Orientador: | Camêlo, Júlia Constança Pereira |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de ações educativas como ferramenta de preservação do Patrimônio, a partir da análise inicial das Cartas Patrimoniais, documentos desenvolvidos em encontros nacionais e internacionais, que tinham como premissa fundamental discutir políticas de preservação do Patrimônio. Ao observar a utilização da educação como prática preservacionista, trabalhamos as instituições museológicas como espaços fundamentais à Educação Patrimonial e a inserção da comunidade como sujeitos sociais ativos na prática preservacionista, utilizando como objeto de análise o Projeto Casa do Magnetismo, realizado na Casa do Maranhão no ano de 2019. |
Resumo: | The main objective of this work is to analyze the use of educational actions as a tool for the preservation of Heritage, based on the initial analysis of the Patrimonial Letters, documents developed in national and international meetings, which had as a fundamental premise to discuss heritage preservation policies. By observing the use of education as a preservationist practice, we work the museological institutions as fundamental spaces to Patrimonial Education and the insertion of the community as social subjects active in preservationist practice, using as object of analysis the Casa do Magnetism Project, held at Casa do Maranhão in 2019. |
Palavras-chave: | Patrimônio Museus Educação Patrimonial Ações educativas Cartas patrimoniais Patrimônio Imaterial Maranhão Cultural Heritage Museums Heritage Education Patrimonial letters |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - GABRYELLE ALVES BRANDÃO- HISTÓRIA UEMA - 2021.pdf | 712.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.