Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3762
Título: “Conhecer para preservar”: A trajetória das ações educativas como instrumento de preservação do Patrimônio e seus reflexos no Projeto “Casa do Magnetismo”
Título(s) alternativo(s): “Know to preserve”: The trajectory of educational actions as an instrument of Heritage preservation and its effects on the “Casa do Magnetismo” Project.
Autor(es): Brandão, Gabryelle Alves
Orientador: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de ações educativas como ferramenta de preservação do Patrimônio, a partir da análise inicial das Cartas Patrimoniais, documentos desenvolvidos em encontros nacionais e internacionais, que tinham como premissa fundamental discutir políticas de preservação do Patrimônio. Ao observar a utilização da educação como prática preservacionista, trabalhamos as instituições museológicas como espaços fundamentais à Educação Patrimonial e a inserção da comunidade como sujeitos sociais ativos na prática preservacionista, utilizando como objeto de análise o Projeto Casa do Magnetismo, realizado na Casa do Maranhão no ano de 2019.
Resumo: The main objective of this work is to analyze the use of educational actions as a tool for the preservation of Heritage, based on the initial analysis of the Patrimonial Letters, documents developed in national and international meetings, which had as a fundamental premise to discuss heritage preservation policies. By observing the use of education as a preservationist practice, we work the museological institutions as fundamental spaces to Patrimonial Education and the insertion of the community as social subjects active in preservationist practice, using as object of analysis the Casa do Magnetism Project, held at Casa do Maranhão in 2019.
Palavras-chave: Patrimônio
Museus
Educação Patrimonial
Ações educativas
Cartas patrimoniais
Patrimônio Imaterial
Maranhão
Cultural
Heritage
Museums
Heritage Education
Patrimonial letters
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GABRYELLE ALVES BRANDÃO- HISTÓRIA UEMA - 2021.pdf712.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.