Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3755
Título: | Inserção de licenciados na rotinas escolar antecedendo o período de estágio supervisionado obrigatório |
Título(s) alternativo(s): | Insertion of graduates into the school routine before the mandatory supervised internship period |
Autor(es): | Santos, Gisele Ribeiro dos |
Orientador: | Carvalho, Iure da Silva |
Membro da Banca: | Carvalho, Iure da Silva |
Membro da Banca: | Serra, Ediomar Costa |
Membro da Banca: | Silva, Giovane de Souza |
Data do documento: | 2023-07-03 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um levantamento da experiência vivida por licenciandos do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que foram inseridos na rotina escolar de modo que anteceda o período de Estágio Supervisionado Obrigatório. O projeto visa apresentar que o programa residência pedagógica promove experiência unificando a graduação ao ambiente escolar, ou seja, ainda na metade do curso pode promover e trazer a este licenciando maior segurança na hora exercer o seu papel de professor. A utilização desse programa possibilita que os acadêmicos convivam diariamente com os desafios de ser professor e possibilita a construção da prática pedagógica dos licenciandos de forma eficaz, aliando as dimensões teórico-práticas exigidas e necessárias a formação de um professor ativo e reflexivo durante a sua prática docente |
Resumo: | This paper presents a survey of the experience of undergraduate students in the Physics degree program at the State University of Maranhão (UEMA) who were inserted into the school routine before the Mandatory Supervised Internship period. The project aims to show that the pedagogical residency program promotes experience by unifying the undergraduate program with the school environment, that is, even in the middle of the course it can promote and bring to this undergraduate student greater confidence when exercising his/her role as a teacher. The use of this program allows students to deal with the challenges of being a teacher on a daily basis and enables the development of the pedagogical practice of undergraduate students in an effective manner, combining the theoretical and practical dimensions required and necessary for the training of an active and reflective teacher during his/her teaching practice |
Palavras-chave: | Inserção Prática pedagógica Residência pedagógica Estágio Supervisionado Obrigatório Curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Maranhão Etapas desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica Insertion Pedagogical practice Pedagogical residency Mandatory Supervised Internship Bachelor's degree in Physics at the State University of Maranhão Steps developed in the Pedagogical Residency Program |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Física - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - GISELE RIBEIRO DOS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAXIAS UEMA 2023.pdf | PDFA | 774.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.