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dc.creatorOliveira, Jerffeson Miguel de-
dc.date.accessioned2024-12-03T17:32:42Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T17:32:42Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jerffeson Miguel de. A participação social como um princípio da gestão democrática: Uma análise da atuação dos conselhos escolares no município de Capitão de Campos - PI. 134 f. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, São Luís, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3740pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3740-
dc.description.abstractABSTRACT The present study "Social participation as a principle of democratic management: an analysis of the performance of school councils in the municipality of Capitão de Campos - PI" is part of the following research problem: How can the principle of social participation, via the School Council, contribute to the democratization of school management? Thisstudy aims to analyze, from the performance of the school board of two elementary schools of the municipal network of Capitão de Campos/PI, how the principle of social participation can contribute to effect democratic management. The research is based on the perspective of a qualitative approach and was developed in the municipality of Capitão de Campos, located approximately 118 km from the capital Teresina of the state of Piauí. To this end, the text is part of the concept and role of the school board. It also addresses the theoretical field of democracy and participation in classical and contemporary ideas, based on the following authors: (BOBBIO, 1982, 1987, 1998), (MONTAÑO E DURIGUETTO, 2011), (COUTINHO, 2008), (OSÓRIO, 2019), (BORDENAVE, 1994), (HELD, 1991), (NETO CABRAL, 1997); (PARO, 2000, 2016, 2018), (SANDER, 2007, 2009), (NETO; CASTRO, 2011), (SANTOS, 2004, 2008), (HORA, 2007a, 2007b), (ANTUNES, 2008), (ADRIÃO; CAMARGO, 2001) and others that contributed to a better understanding of the theme in evidence. We identified in the theoretical body of this work that the School Councils represent the higher instance in the scope of schools, not only for autonomy in the decision-making process, but for the power that has to stimulate the critical and reflective capacity of the social subjects that compose this collegiate body. Based on the analysis of the subjects' statements, we diagnosed that the School Councils still represent with fragility, the interests of the community in the school space, among the main reasons, we found the lack of knowledge, and especially time for the subjects to be involved in school issues. We highlight that social participation contributes to the democratization of school management, as collective interests within the school, strengthening the teaching and learning process, and expanding the understanding of educational subjects. In this sense, it is urgent that the community understands that it is not enough to know that a collegiate body is important for school, but that it is necessary to know its functions and attributions, developing critical and reflective self-awareness of itself, so that they understand the impact of their actions on their reality and that of those who are involved with the same causept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConselho Escolarpt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectCapitão de Campos – PIpt_BR
dc.subjectSchool Boardpt_BR
dc.subjectDemocratic Managementpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.titleA participação social como um princípio da gestão democrática: Uma análise da atuação dos conselhos escolares no município de Capitão de Campos - PIpt_BR
dc.title.alternativeSocial participation as a principle of democratic management: An analysis of the performance of school councils in the municipality of Capitão de Campos - PIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2221619121933057pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Antonio Alves-
dc.contributor.referee1Duarte, Ana Lucia Cunha-
dc.contributor.referee2Santos, Terezinha Fatima Andrade Monteiro dos-
dc.description.resumoO presente estudo ―A participação social como um princípio da gestão democrática: uma análise da atuação dos Conselhos Escolares no município de Capitão de Campos – PI‖ parte do seguinte problema de pesquisa: Como o princípio da participação social, via Conselho Escolar, pode contribuir para democratização da gestão escolar? Este estudo tem como objetivo analisar, a partir da atuação do colegiado escolar de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Capitão de Campos/PI, como o princípio da participação social pode contribuir para efetivar a gestão democrática. A pesquisa parte da perspectiva de uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida no município de Capitão de Campos, localizado a aproximadamente 118 km da capital Teresina do estado do Piauí. Para tanto, o texto parte do conceito e papel do conselho escolar. Aborda, ainda, o campo teórico da democracia e da participação nas ideias clássicas e contemporâneas, tomando por base, os seguintes autores: (BOBBIO, 1982, 1987, 1998), (MONTAÑO E DURIGUETTO, 2011), (COUTINHO, 2008), (OSÓRIO, 2019), (BORDENAVE, 1994), (HELD, 1991), (CABRAL NETO, 1997); (PARO, 2000, 2016, 2018), (SANDER, 2007, 2009), (NETO; CASTRO, 2011), (SANTOS, 2004, 2008), (HORA, 2007a, 2007b), (ANTUNES, 2008), (ADRIÃO; CAMARGO, 2001) e outros que contribuíram para melhor compreensão acerca do tema em evidência. Identificamos no corpo teórico deste trabalho, que os Conselhos Escolares representam a instância superior no âmbito das escolas, não apenas pela autonomia no processo de tomada de decisão, mais pelo poder que tem de estimular a capacidade crítica e reflexiva dos sujeitos sociais que compõe esse órgão colegiado. A partir das análises das falas dos sujeitos, diagnosticamos que os Conselhos Escolares ainda representam com fragilidade, os interesses da comunidade no espaço escolar, entre os principais motivos, encontramos a falta de conhecimento, e principalmente tempo para que os sujeitos possam se envolver nas questões da escola. Destacamos que a participação social contribui para democratização da gestão escolar, à medida que os interesses coletivos no interior da escola, fortalecendo processo de ensino e aprendizagem, e ampliando a compreensão dos sujeitos educativos. Nesse sentido, é urgente que a comunidade compreenda que não basta saber que um órgão colegiado é importante para escola, mas que é necessário conhecer suas funções e atribuições, desenvolvendo a autoconsciência crítica e reflexiva de si mesmo, para que entendam o impacto de suas ações sobre a sua realidade e na daqueles que estão envolvidos com a mesma causapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGEpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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