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Título: Arquitetura Animada: um olhar sobre a representação dos espaços arquitetônicos no filme A Viagem de Chihiro
Título(s) alternativo(s): Animated Architecture: a look at the representation of architectural spaces in the film Spirited Away
Autor(es): Nagai, Marcelle Tiemi Pinheiro
Orientador: Pinto, Raissa Muniz
Membro da Banca: Panet, Rose France de Farias
Membro da Banca: Souza, Clara Raissa Pereira de
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a representação dos espaços arquitetônicos nos longas-metragens animados, a partir do filme A Viagem de Chihiro do Studio Ghibli. Para isso, foi necessário relacionar a arquitetura com cinema, sobretudo com a animação, compreender a importância da arquitetura presente no espaço cinematográfico, além de discutir a percepção fílmica e espacial. Para complementar a análise, o trabalho segue com levantamento de dados através de desenhos para verificar, por meio de mapas mentais, o olhar e a percepção de cada espectador no filme proposto com o foco em estudantes de arquitetura. Assim, tem-se uma pesquisa mais aprofundada sobre as sensações que os indivíduos adquirem com o cinema em relação ao ambiente arquitetônico e urbano a sua volta, além de ajudar a entender a visão dos espaços arquitetônicos que os animadores propõem através da interpretação e análise feita pelo público. Ao final da pesquisa, espera-se incentivar as pessoas a refletirem mais sobre os espaços do nosso cotidiano e compreendê-los como grandes protagonistas na sociedade, assim como os cenários das produções em estudo.
Resumo: This work aims to analyze the representation of architectural spaces in animated feature films, based on the film The Spirited Away by Studio Ghibli. For this, it was necessary to relate architecture with cinema, especially with animation, to understand the importance of architecture present in the cinematographic space, in addition to discussing film and spatial perception. To complement the analysis, the work continues with data collection through drawings to verify, through mental maps, the look and perception of each viewer in the proposed film with a focus on architecture students. Thus, there is a more in-depth research on the feelings that individuals acquire with the cinema in relation to the architectural and urban environment around them, in addition to helping to understand the vision of the architectural spaces that the animators propose through the interpretation and analysis made by the public. At the end of the research, it is expected to encourage people to reflect more on the spaces of our daily lives and to understand them as major protagonists in society, as well as the scenario of the productions under study.
Palavras-chave: Animação
Percepção
Espaço
Cinema
Arquitetura
A Viagem de Chihiro - Studio Ghibli
Desenhos - Mapas mentais
Cotidiano
Cultura Japonesa - Animação
Animation
Movie theater
Perception
Space
Architecture
Drawings - Mind maps
Daily life
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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