Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNagai, Marcelle Tiemi Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-12-02T14:29:30Z-
dc.date.available2024-12-02-
dc.date.available2024-12-02T14:29:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationNAGAI, Marcelle Tiemi Pinheiro. Arquitetura Animada: um olhar sobre a representação dos espaços arquitetônicos no filme A Viagem de Chihiro. 2020. 101f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3723pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3723-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the representation of architectural spaces in animated feature films, based on the film The Spirited Away by Studio Ghibli. For this, it was necessary to relate architecture with cinema, especially with animation, to understand the importance of architecture present in the cinematographic space, in addition to discussing film and spatial perception. To complement the analysis, the work continues with data collection through drawings to verify, through mental maps, the look and perception of each viewer in the proposed film with a focus on architecture students. Thus, there is a more in-depth research on the feelings that individuals acquire with the cinema in relation to the architectural and urban environment around them, in addition to helping to understand the vision of the architectural spaces that the animators propose through the interpretation and analysis made by the public. At the end of the research, it is expected to encourage people to reflect more on the spaces of our daily lives and to understand them as major protagonists in society, as well as the scenario of the productions under study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectA Viagem de Chihiro - Studio Ghiblipt_BR
dc.subjectDesenhos - Mapas mentaispt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectCultura Japonesa - Animaçãopt_BR
dc.subjectAnimationpt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectDrawings - Mind mapspt_BR
dc.subjectDaily lifept_BR
dc.titleArquitetura Animada: um olhar sobre a representação dos espaços arquitetônicos no filme A Viagem de Chihiropt_BR
dc.title.alternativeAnimated Architecture: a look at the representation of architectural spaces in the film Spirited Awaypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDNAGAI, M. T. P. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8254502708444957pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Raissa Muniz-
dc.contributor.advisor1IDPINTO, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782618319125351pt_BR
dc.contributor.referee1Panet, Rose France de Farias-
dc.contributor.referee1IDPANET, R. F. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/532241249640153pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Clara Raissa Pereira de-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, C. R. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4487729924975890pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar a representação dos espaços arquitetônicos nos longas-metragens animados, a partir do filme A Viagem de Chihiro do Studio Ghibli. Para isso, foi necessário relacionar a arquitetura com cinema, sobretudo com a animação, compreender a importância da arquitetura presente no espaço cinematográfico, além de discutir a percepção fílmica e espacial. Para complementar a análise, o trabalho segue com levantamento de dados através de desenhos para verificar, por meio de mapas mentais, o olhar e a percepção de cada espectador no filme proposto com o foco em estudantes de arquitetura. Assim, tem-se uma pesquisa mais aprofundada sobre as sensações que os indivíduos adquirem com o cinema em relação ao ambiente arquitetônico e urbano a sua volta, além de ajudar a entender a visão dos espaços arquitetônicos que os animadores propõem através da interpretação e análise feita pelo público. Ao final da pesquisa, espera-se incentivar as pessoas a refletirem mais sobre os espaços do nosso cotidiano e compreendê-los como grandes protagonistas na sociedade, assim como os cenários das produções em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARCELLE TIEMI PINHEIRO NAGAI - ARQ. E URBANISMO CCT UEMA 2020.pdfPDF A107.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.