Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3716
Título: A imagem no livro didático de história: desafios e perspectivas para o ensino básico
Autor(es): Rocha, José Guimarães Silva
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Membro da Banca: Ximendes , Carlos Alberto
Data do documento: 2020-11-19
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem por objeto de estudo as imagens veiculadas nos livros didáticos de história do ensino fundamental II alinhando aos aspectos teóricos metodológicos que consiste o trabalho de exploração do documento imagético em sala de aula, alem disso será destacado uma breve discussão sobre a utilização e importância das imagens como fonte histórica no oficio do historiador\professor. O trabalho com as imagens como documento perpassa por diversos campos científicos que vai desde a história da arte a teoria geral dos signos. Em sala de aula, o ensino de história com imagens pode ser trabalhado pelos métodos iconográfico e iconológico, pois a escola é um espaço dinâmico de apreensão do conhecimento através de diversas formas, destacando o uso da imagem no ensino de História como fonte histórica. Assim, buscando algumas considerações, como base teórica a historiografia cultural dos Annales e como valor metodológico de análise da iconologia e iconografia de Panofsky.
Resumo: This work has as its object of study the images conveyed in the history textbooks of elementary school II, aligning with the theoretical methodological aspects that consists of the exploration of the imagery document in the classroom, in addition a brief discussion about the use and importance of images as a historical source in the historian \ teacher craft. The work with images as a document runs through several scientific fields, ranging from the history of art to the general theory of signs. In the classroom, the teaching of history with images can be worked through iconographic and iconological methods, as the school is a dynamic space for the apprehension of knowledge through different forms, highlighting the use of image in the teaching of history as a historical source. This, looking for some considerations, as theoretical basis the cultural historiography of the Annales and as methodological value of analysis of Panofsky's iconology and iconography.
Palavras-chave: Imagem
Professor
Ensino
Métodos
Professora
Livro didático
Fotografia
Pintura
Iconografia
Legislação educacional
Ensino básico
Image
Teachers
Teaching
Methods
Textbook
Photography
Painting
Iconography
Educational legislation
Basic education
Annales
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JOSÉ GUIMARÃES SILVA ROCHA - HISTÓRIA UEMA 2020.pdfPDF671.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.