Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, José Guimarães Silva-
dc.date.accessioned2024-11-29T12:52:19Z-
dc.date.available2024-11-29-
dc.date.available2024-11-29T12:52:19Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.citationROCHA, José Guimarães Silva. A imagem no livro didático de história: desafios e perspectivas para o ensino básico. 2020. 64f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3716pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3716-
dc.description.abstractThis work has as its object of study the images conveyed in the history textbooks of elementary school II, aligning with the theoretical methodological aspects that consists of the exploration of the imagery document in the classroom, in addition a brief discussion about the use and importance of images as a historical source in the historian \ teacher craft. The work with images as a document runs through several scientific fields, ranging from the history of art to the general theory of signs. In the classroom, the teaching of history with images can be worked through iconographic and iconological methods, as the school is a dynamic space for the apprehension of knowledge through different forms, highlighting the use of image in the teaching of history as a historical source. This, looking for some considerations, as theoretical basis the cultural historiography of the Annales and as methodological value of analysis of Panofsky's iconology and iconography.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectProfessorapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectLegislação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMethodspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectEducational legislationpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectAnnalespt_BR
dc.titleA imagem no livro didático de história: desafios e perspectivas para o ensino básicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDROCHA, J. G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3335832611855502pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.contributor.referee2Ximendes , Carlos Alberto-
dc.contributor.referee2IDXIMENDES, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223675574026944pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objeto de estudo as imagens veiculadas nos livros didáticos de história do ensino fundamental II alinhando aos aspectos teóricos metodológicos que consiste o trabalho de exploração do documento imagético em sala de aula, alem disso será destacado uma breve discussão sobre a utilização e importância das imagens como fonte histórica no oficio do historiador\professor. O trabalho com as imagens como documento perpassa por diversos campos científicos que vai desde a história da arte a teoria geral dos signos. Em sala de aula, o ensino de história com imagens pode ser trabalhado pelos métodos iconográfico e iconológico, pois a escola é um espaço dinâmico de apreensão do conhecimento através de diversas formas, destacando o uso da imagem no ensino de História como fonte histórica. Assim, buscando algumas considerações, como base teórica a historiografia cultural dos Annales e como valor metodológico de análise da iconologia e iconografia de Panofsky.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e técnicas de ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JOSÉ GUIMARÃES SILVA ROCHA - HISTÓRIA UEMA 2020.pdfPDF671.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.