Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, José Guimarães Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T12:52:19Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29 | - |
dc.date.available | 2024-11-29T12:52:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, José Guimarães Silva. A imagem no livro didático de história: desafios e perspectivas para o ensino básico. 2020. 64f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3716 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3716 | - |
dc.description.abstract | This work has as its object of study the images conveyed in the history textbooks of elementary school II, aligning with the theoretical methodological aspects that consists of the exploration of the imagery document in the classroom, in addition a brief discussion about the use and importance of images as a historical source in the historian \ teacher craft. The work with images as a document runs through several scientific fields, ranging from the history of art to the general theory of signs. In the classroom, the teaching of history with images can be worked through iconographic and iconological methods, as the school is a dynamic space for the apprehension of knowledge through different forms, highlighting the use of image in the teaching of history as a historical source. This, looking for some considerations, as theoretical basis the cultural historiography of the Annales and as methodological value of analysis of Panofsky's iconology and iconography. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.subject | Professora | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Iconografia | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Methods | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Painting | pt_BR |
dc.subject | Iconography | pt_BR |
dc.subject | Educational legislation | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Annales | pt_BR |
dc.title | A imagem no livro didático de história: desafios e perspectivas para o ensino básico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | ROCHA, J. G. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3335832611855502 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9590-8334 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, S. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Camêlo, Júlia Constança Pereira | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3583-6866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | CAMÊLO, J. C. P. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8274892391684117 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ximendes , Carlos Alberto | - |
dc.contributor.referee2ID | XIMENDES, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8223675574026944 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objeto de estudo as imagens veiculadas nos livros didáticos de história do ensino fundamental II alinhando aos aspectos teóricos metodológicos que consiste o trabalho de exploração do documento imagético em sala de aula, alem disso será destacado uma breve discussão sobre a utilização e importância das imagens como fonte histórica no oficio do historiador\professor. O trabalho com as imagens como documento perpassa por diversos campos científicos que vai desde a história da arte a teoria geral dos signos. Em sala de aula, o ensino de história com imagens pode ser trabalhado pelos métodos iconográfico e iconológico, pois a escola é um espaço dinâmico de apreensão do conhecimento através de diversas formas, destacando o uso da imagem no ensino de História como fonte histórica. Assim, buscando algumas considerações, como base teórica a historiografia cultural dos Annales e como valor metodológico de análise da iconologia e iconografia de Panofsky. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Métodos e técnicas de ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JOSÉ GUIMARÃES SILVA ROCHA - HISTÓRIA UEMA 2020.pdf | 671.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.