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dc.creatorGomes, Mídrea Gianessi do Valle-
dc.date.accessioned2024-11-29T01:20:26Z-
dc.date.available2024-11-28-
dc.date.available2024-11-29T01:20:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGOMES, Mídrea Gianessi do Valle. Antônio Almeida: a interface entre a arte e a arquitetura moderna maranhense. 2019. 91f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3712pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3712-
dc.description.abstractThe interface between art and modern architecture in Brazil has as its icon and reference the building of the Ministry of Education and Health (1943) in Rio de Janeiro. The building has works by Cândido Portinari that provide a lightness to the building through tile panels and, in Brazil, the contact of the fine arts with modern architecture, which had been set aside at the beginning of the movement when the search for rationality, was abandoned. and functionality was essential. In São Luís, this correlation can be found in the works of self-taught plastic artist Maranhão, Antônio Almeida, a native of Lagoa do Jacaré, one of the artists responsible for introducing art in the state's modernist works, mostly performed in public buildings. institutional Almeida uses different techniques to bring his works to life, among them the tile, which was used in one of his most famous works on the ludovicense island, the southern facade of the Maranhão State Bank building (1987). The artist was responsible for opening the door for other artists in the art introduced in modern architecture. Thus, this article arises from the perspective of focusing on the ornament paradigm in the architecture of the modern movement, highlighting the growing lack of characterization of the examples of these languages that reflect the history of our cities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte e arquitetura moderna maranhensept_BR
dc.subjectArquitetura moderna maranhensept_BR
dc.subjectAntônio de Almeida - Arquitetura moderna maranhensept_BR
dc.subjectOrnamento modernopt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectSão Luís - MA - Arquitetura modernapt_BR
dc.subjectArtista plástico maranhense - Antônio de Almeidapt_BR
dc.subjectAzulejariapt_BR
dc.subjectModern art and architecture from Maranhãopt_BR
dc.subjectModern architecture from Maranhãopt_BR
dc.subjectAntônio de Almeida - Modern architecture from Maranhãopt_BR
dc.subjectModern ornamentpt_BR
dc.subjectModern artpt_BR
dc.subjectSão Luís - MA - Modern architecturept_BR
dc.subjectArtist from Maranhão - Antônio de Almeidapt_BR
dc.subjectTilespt_BR
dc.titleAntônio Almeida: a interface entre a arte e a arquitetura moderna maranhensept_BR
dc.title.alternativeAntônio Almeida: the interface between art and modern architecture in Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDGOMES, M. G. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1489757689876371pt_BR
dc.contributor.advisor1Pflueger, Grete Soares-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9376-8689pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5611676699113069pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Garrido, Rosilan Mota-
dc.contributor.advisor-co1IDGARRIDO, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597040299792316pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Larissa de Miranda Teixeira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5434-2215pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382130027294794pt_BR
dc.description.resumoA interface entra a arte e a arquitetura moderna no Brasil tem como ícone e referência o prédio do Ministério da Educação e Saúde (1943) no Rio de Janeiro. O edifício possui obras de Cândido Portinari que proporcionam através de painéis de azulejo uma leveza para o prédio e retoma, no Brasil, o contato das artes plásticas com a arquitetura moderna, que havia sido deixado de lado no começo do movimento quando a busca pela racionalidade e funcionalidade era essencial. Em São Luís, essa correlação pode ser encontrada nas obras do artista plástico maranhense autodidata, Antônio Almeida, natural do município de Lagoa do Jacaré, um dos artistas responsáveis por introduzir a arte nas obras modernistas do estado, em grande parte executadas em edifícios públicos institucionais. Almeida utiliza diferentes técnicas para dar vida às suas obras, dentre elas a azulejaria, que foi utilizada em uma de suas obras mais famosas na ilha ludovicense, a fachada sul do prédio do Banco do Estado do Maranhão (1987). O artista foi responsável por abrir as portas para outros artistas na arte introduzida na arquitetura moderna. Desta forma, este artigo surge na perspectiva de atentar sobre o paradigma do ornamento na arquitetura do movimento moderno, pontuando a crescente descaracterização dos exemplares dessas linguagens que refletem a história das nossas cidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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