Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Jéssica Guilherme-
dc.date.accessioned2024-11-28T12:22:47Z-
dc.date.available2024-11-28-
dc.date.available2024-11-28T12:22:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOSTA, Jéssica Guilerme Costa. O perfil e os desafios da educação para jovens e adultos (EJA) em São Félix de Balsas - MA. 2020. 68f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3664pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3664-
dc.description.abstractThis course conclusion paper has as its theme "The Profile and Challenges of Education for Youth and Adults (EJA) in São Félix de Balsas - MA" focusing primarily on the literacy of young people and adults, that is, students who did not have access or continuity to schooling at their own age, and aims to analyze the determining factors that challenge students and teachers daily in the school environment, from the survey of the profile of the students and teachers of the school. The choice of the theme of this work was the interaction between young people and adults during the work with EJA students at school. From a historical approach on the EJA, which was based on the literature on the subject, the trajectory of the EJA from ancient times to the present day in education was analyzed. Data from the empirical research conducted at the Augusto Martins Municipal School, in the city of São Félix de Balsas – Maranhão, are brought. This research is characterized as field, of the type data collection with exploratory documentary and descriptive methodology, being the qualitative and quantitative approach, in which it had as subject 8 students of the last segment, 4 teachers of the EJA and 2 managers of the same modality. It was found that this academic research proved necessary, since it focuses on the education of young people and adults, exposing problems not only related to this type of education, but especially, being a problem of all education. So that challenges and obstacles arise from regular education, and that, at some point, it came to be denied to these adult individuals at some point in life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDiscentept_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectSão Felix de Balsaspt_BR
dc.subjectEscola Municipal Augusto Martinspt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectAugusto Martins Municipal Schoolpt_BR
dc.titleO perfil e os desafios da educação para jovens e adultos (EJA) em São Félix de Balsas - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCOSTA, J. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3826985758864580pt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.contributor.referee1Ximendes, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1IDXIMENDES, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223675574026944pt_BR
dc.contributor.referee2Bernat, Isaac Giribet-
dc.contributor.referee2IDBERNAT, I. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4618962823024629pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso tem como tema ―O Perfil e os Desafios da Educação para Jovens e Adultos (EJA) em São Félix de Balsas - MA‖ tendo como enfoque principal a alfabetização de jovens e adultos, ou seja, educandos que não tiveram acesso ou continuidade à escolarização na idade própria, e visa analisar os fatores determinantes que desafiam alunos e professores diariamente no ambiente escolar, a partir do levantamento do perfil dos alunos e professores da escola. A escolha do tema deste trabalho se deu pelo convívio entre jovens e adultos durante o trabalho com alunos da EJA na escola. A partir de uma abordagem histórica sobre a EJA, que teve como subsídio a literatura acerca do tema, foi analisada a trajetória da EJA desde tempos remotos até a atualidade na educação. São trazidos os dados da pesquisa empírica realizada na Escola Municipal Augusto Martins, na cidade de São Félix de Balsas – Maranhão. Esta pesquisa caracteriza-se como de campo, do tipo levantamento de dados com metodologia exploratória documental e descritiva, sendo a abordagem qualitativa e quantitativa, em que teve como sujeito 8 alunos do último segmento, 4 professores da EJA e 2 gestores da mesma modalidade. Constatou-se que esta pesquisa acadêmica se mostrou necessária, visto que traz como foco a educação de jovens e adultos, expondo problemas não somente ligados a esta modalidade de educação, mas, especialmente, se tratando de um problema de toda a educação. De modo que os desafios e empecilhos surgem a partir da educação regular, e que, em algum momento, chegou a ser a ser negada a esses indivíduos adultos, em algum momento da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos específicos de educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação de adultospt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JESSICA GUILHERME COSTA - HISTÓRIA UEMA 2020.pdfPDF778.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.