Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Maria Clara Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T01:36:36Z | - |
dc.date.available | 2024-11-27 | - |
dc.date.available | 2024-11-28T01:36:36Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Clara Almeida de. A psicodinâmica das cores em um ambiente: aplicação na Escola Modelo Benedito Leite. 2019. 81f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3660 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3660 | - |
dc.description.abstract | This research presents a general study of color in its physical, physiological, visual and psychological aspects, with a greater focus on Color Psychodynamics, which studies the conscious and unconscious stimuli that they can cause in humans exposed to them in an environment, interfering, for example, in their mood and behavior, and apply this research in a school environment in which colors can play a key role, making the use of this place more productive, enjoyable, making the learning process easier, and positively influencing their users in many ways. The chosen environment to apply the research was the classroom, where the students spend most of their time, and the teaching institution chosen for case study was Escola Modelo Benedito Leite, a centennial school, which is one of the oldest in the city of São Luís and considered one of the pioneers in the modernization of the education in the state of Maranhão at the beginning of the twentieth century. At the end of the research is suggested a more beneficial use of colors in the school's classrooms, according to the preferences of the students and what the researches of Color Psychodynamics explain. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicodinâmica das cores | pt_BR |
dc.subject | Escola Modelo Benedito Leite | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Cores - psicodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Espectro da luz visível | pt_BR |
dc.subject | Classificação da cor | pt_BR |
dc.subject | Psychodynamics of colors | pt_BR |
dc.subject | Benedito Leite Model School | pt_BR |
dc.subject | School environment | pt_BR |
dc.subject | Colors - psychodynamics | pt_BR |
dc.subject | Visible light spectrum | pt_BR |
dc.subject | Color classification | pt_BR |
dc.title | A psicodinâmica das cores em um ambiente: aplicação na Escola Modelo Benedito Leite | pt_BR |
dc.title.alternative | The psychodynamics of colors in an environment: application at the Benedito Leite Model School | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | LIMA, M. C. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Francisco Armond do | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5001-588X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3630653624881058 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Célia Regina Mesquita | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-9316-3914 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0320331622351012 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Bruna Andrade | - |
dc.contributor.referee2ID | FERREIRA, B. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9657281396700032 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um estudo geral sobre a cor em seus aspectos físicos, fisiológicos, visuais e psicológicos, com foco maior na Psicodinâmica das Cores, que estuda os estímulos conscientes e inconscientes que estas podem causar nos seres humanos expostos a elas em um ambiente, podendo interferir, por exemplo, em seu humor e comportamento, e aplicar este estudo em um ambiente escolar, no qual as cores podem ter um papel fundamental para tornar o uso deste local mais produtivo, prazeroso, facilitar no processo de aprendizagem, e influenciar seus usuários positivamente em muitos aspectos. O ambiente escolhido para aplicar o estudo foi a sala de aula, local onde os alunos passam a maior parte do tempo, e a instituição de ensino escolhida para estudo de caso foi a Escola Modelo Benedito Leite, uma escola centenária, que é uma das mais antigas de São Luís e considerada uma das pioneiras no que diz respeito à modernização do ensino maranhense no início do século XX. No final do trabalho é sugerido um uso mais benéfico das cores nas salas de aula da instituição, de acordo com as preferências dos alunos e com o que diz os estudos da Psicodinâmica das Cores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MARIA CLARA ALMEIDA DE LIMA - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2019.pdf | PDF A | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.