Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3658
Título: Escola Municipal de Música Raimundo Amaral: análise do ensino da flauta doce
Título(s) alternativo(s): Raimundo Amaral Municipal School of Music: analysis of the teaching of the recorder
Autor(es): Andrade, Osiel Braga
Orientador: Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto
Membro da Banca: Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com alunos da Escola Municipal de Música Raimundo Amaral em Humberto de Campos, a pesquisa de caráter quanti-qualitativo envolveu alunos de faixa etária entre 10 a 27 (dez a vinte e sete anos). Estabeleceu-se como foco conhecer as dificuldades desses alunos no estudo da flauta doce, as dificuldades foram coletadas e organizadas numericamente em forma de tabulações e gráficos. No primeiro capítulo discorremos sobre a importância e as dicotomias da flauta doce. No segundo capítulo temos um breve panorama histórico da flauta doce, em que abordamos o seu contexto histórico, seus valores perante a sociedade e sua importância. No terceiro capítulo tem-se um breve panorama da Escola em que a pesquisa foi realizada, já no quarto capítulo temos análise de todas as dificuldades, procura-se conhecer, analisar, discorrer e procurar soluções ou intervenções para a mediação ou resolução para essas dificuldades
Resumo: This work is the result of a study conducted with students from the Raimundo Amaral Municipal Music School in Humberto de Campos. The quantitative and qualitative research involved students aged 10 to 27 (ten to twenty-seven years). The focus was to understand the difficulties these students had in studying the recorder. The difficulties were collected and organized numerically in the form of tables and graphs. In the first chapter, we discuss the importance and dichotomies of the recorder. In the second chapter, we provide a brief historical overview of the recorder, addressing its historical context, its values ​​in society, and its importance. The third chapter provides a brief overview of the school where the study was conducted. The fourth chapter analyzes all the difficulties. The aim is to understand, analyze, discuss, and seek solutions or interventions to mediate or resolve these difficulties
Palavras-chave: Ensino da Flauta doce
Iniciação Musical
Dificuldades
Instrumento de Performance e Musicalizador
Histórico da flauta doce
A flauta e sua dicotomia
Escola Municipal de Música Raimundo Amaral
Recorder Teaching
Musical Initiation
Difficulties
Performance Instrument and Musician
History of the Recorder
The Flute and its Dichotomy
Raimundo Amaral Municipal School of Music
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA -OSIEL BRAGA ANDRADE - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.