Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3658
Título: | Escola Municipal de Música Raimundo Amaral: análise do ensino da flauta doce |
Título(s) alternativo(s): | Raimundo Amaral Municipal School of Music: analysis of the teaching of the recorder |
Autor(es): | Andrade, Osiel Braga |
Orientador: | Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto |
Membro da Banca: | Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com alunos da Escola Municipal de Música Raimundo Amaral em Humberto de Campos, a pesquisa de caráter quanti-qualitativo envolveu alunos de faixa etária entre 10 a 27 (dez a vinte e sete anos). Estabeleceu-se como foco conhecer as dificuldades desses alunos no estudo da flauta doce, as dificuldades foram coletadas e organizadas numericamente em forma de tabulações e gráficos. No primeiro capítulo discorremos sobre a importância e as dicotomias da flauta doce. No segundo capítulo temos um breve panorama histórico da flauta doce, em que abordamos o seu contexto histórico, seus valores perante a sociedade e sua importância. No terceiro capítulo tem-se um breve panorama da Escola em que a pesquisa foi realizada, já no quarto capítulo temos análise de todas as dificuldades, procura-se conhecer, analisar, discorrer e procurar soluções ou intervenções para a mediação ou resolução para essas dificuldades |
Resumo: | This work is the result of a study conducted with students from the Raimundo Amaral Municipal Music School in Humberto de Campos. The quantitative and qualitative research involved students aged 10 to 27 (ten to twenty-seven years). The focus was to understand the difficulties these students had in studying the recorder. The difficulties were collected and organized numerically in the form of tables and graphs. In the first chapter, we discuss the importance and dichotomies of the recorder. In the second chapter, we provide a brief historical overview of the recorder, addressing its historical context, its values in society, and its importance. The third chapter provides a brief overview of the school where the study was conducted. The fourth chapter analyzes all the difficulties. The aim is to understand, analyze, discuss, and seek solutions or interventions to mediate or resolve these difficulties |
Palavras-chave: | Ensino da Flauta doce Iniciação Musical Dificuldades Instrumento de Performance e Musicalizador Histórico da flauta doce A flauta e sua dicotomia Escola Municipal de Música Raimundo Amaral Recorder Teaching Musical Initiation Difficulties Performance Instrument and Musician History of the Recorder The Flute and its Dichotomy Raimundo Amaral Municipal School of Music |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA -OSIEL BRAGA ANDRADE - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdf | PDFA | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.