Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Osiel Braga-
dc.date.accessioned2024-11-27T19:05:21Z-
dc.date.available2024-11-27-
dc.date.available2024-11-27T19:05:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANDRADE, Osiel Braga. Escola Municipal de Música Raimundo Amaral: análise do ensino da flauta doce. 2019. 80 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3658pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3658-
dc.description.abstractThis work is the result of a study conducted with students from the Raimundo Amaral Municipal Music School in Humberto de Campos. The quantitative and qualitative research involved students aged 10 to 27 (ten to twenty-seven years). The focus was to understand the difficulties these students had in studying the recorder. The difficulties were collected and organized numerically in the form of tables and graphs. In the first chapter, we discuss the importance and dichotomies of the recorder. In the second chapter, we provide a brief historical overview of the recorder, addressing its historical context, its values ​​in society, and its importance. The third chapter provides a brief overview of the school where the study was conducted. The fourth chapter analyzes all the difficulties. The aim is to understand, analyze, discuss, and seek solutions or interventions to mediate or resolve these difficultiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da Flauta docept_BR
dc.subjectIniciação Musicalpt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectInstrumento de Performance e Musicalizadorpt_BR
dc.subjectHistórico da flauta docept_BR
dc.subjectA flauta e sua dicotomiapt_BR
dc.subjectEscola Municipal de Música Raimundo Amaralpt_BR
dc.subjectRecorder Teachingpt_BR
dc.subjectMusical Initiationpt_BR
dc.subjectDifficultiespt_BR
dc.subjectPerformance Instrument and Musicianpt_BR
dc.subjectHistory of the Recorderpt_BR
dc.subjectThe Flute and its Dichotomypt_BR
dc.subjectRaimundo Amaral Municipal School of Musicpt_BR
dc.titleEscola Municipal de Música Raimundo Amaral: análise do ensino da flauta docept_BR
dc.title.alternativeRaimundo Amaral Municipal School of Music: analysis of the teaching of the recorderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDANDRADE, O. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, FRANCILOURDES.;CARVALHO P. T, FRANCILOURDESpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2566262431024672pt_BR
dc.contributor.referee1Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto-
dc.contributor.referee1IDCARVALHO, FRANCILOURDES.;CARVALHO P. T, FRANCILOURDESpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2566262431024672pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com alunos da Escola Municipal de Música Raimundo Amaral em Humberto de Campos, a pesquisa de caráter quanti-qualitativo envolveu alunos de faixa etária entre 10 a 27 (dez a vinte e sete anos). Estabeleceu-se como foco conhecer as dificuldades desses alunos no estudo da flauta doce, as dificuldades foram coletadas e organizadas numericamente em forma de tabulações e gráficos. No primeiro capítulo discorremos sobre a importância e as dicotomias da flauta doce. No segundo capítulo temos um breve panorama histórico da flauta doce, em que abordamos o seu contexto histórico, seus valores perante a sociedade e sua importância. No terceiro capítulo tem-se um breve panorama da Escola em que a pesquisa foi realizada, já no quarto capítulo temos análise de todas as dificuldades, procura-se conhecer, analisar, discorrer e procurar soluções ou intervenções para a mediação ou resolução para essas dificuldadespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqInstrumentação Musical ; Ensino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA -OSIEL BRAGA ANDRADE - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.