Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3651
Título: | Diretrizes de urbanismo tático: um estudo com ênfase em caminhabilidade em um recorte do centro de São Luís-MA |
Título(s) alternativo(s): | Tactical urban planning guidelines: a study with emphasis on walkability in a section of downtown São Luís-MA |
Autor(es): | Nunes, Larissa Silva |
Orientador: | Duailibe, Andrea Cristina Soares Cordeiro |
Membro da Banca: | Oliveira, Mayara Maria Amaral |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho pretende contribuir e aprofundar os estudos acerca do papel do desenho urbano de ruas na vitalidade urbana, em que pese a priorização do pedestre como usuário principal do ambiente citadino. Advindo da conjectura de que as ruas se afastaram da sua dimensão humana e as cidades incorporaram grandes problemas relacionados à perda da vitalidade urbana nos seus espaços públicos, nessa oportunidade, será feita uma abordagem conceitual sobre os elementos fundamentais acerca da Walkability ou caminhabilidade. O conceito, originalmente, se insere como um indicador de avaliação da rua urbana, na qual são utilizadas ferramentas qualitativas e quantitativas, capazes de determinar o nível de qualidade do espaço em prol do caminhar na cidade. Dentro dessa perspectiva, os procedimentos metodológicos incluíram a aplicação de formulários de avaliação das condições físicas do ambiente urbano em recorte, bem como a elaboração de matrizes temáticas. Os Índices de Caminhabilidade do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e entrevistas aos usuários serviram de base criterial para dar suporte ao procedimento que conduziu ao diagnóstico da área. A escolha do estudo da caminhabilidade se deu pela necessidade de análise do ambiente citadino a partir do olhar do pedestre, em contraponto à valorização automobilística originada na era moderna, e em anos de investimentos públicos focados no uso de carros. Como objeto de estudo, tem-se um recorte da área urbana do bairro do Centro da cidade de São Luís- MA, onde foram verificadas questões de infraestrutura física das calçadas. Os resultados foram convertidos em recomendações e diretrizes projetuais para o desenvolvimento de intervenções a nível piloto em escala 1:1, a partir do uso de métodos do Urbanismo tático como protótipo de criação de uma rua completa. |
Resumo: | This work aims to contribute and deepen the studies on the role of urban street design in urban vitality, in spite of the prioritization of pedestrians as the main user of the city environment. Based on the conjecture that the streets have moved away from their human dimension and cities have incorporated biggest problems related to the loss of urban vitality in their public spaces, in this opportunity, a conceptual approach will be taken on the fundamental elements about Walkability. The concept, originally, is inserted as an indicator of urban street evaluation, in which qualitative and quantitative tools are used, able to determine the quality level of space in favor of walking in the city. Within this perspective, the methodological procedures included the application of assessment forms of the physical conditions of the urban environment in cut, as well as the elaboration of thematic matrices. The Transportation and Development Policy Institute's Walkability Indexes and user interviews provided the basis for supporting the procedure that led to the diagnosis of the area. The choice of the study of walkability was due to the need to analyze the city environment from the pedestrian's perspective, as opposed to the car valorization originated in the modern era, and in years of public investments focused on the use of cars. As an object of study, there is a section of the urban area of the downtown São Luís- MA neighborhood, where issues of physical infrastructure of sidewalks were verified. The results were converted into design recommendations and guidelines for the development of pilot-level interventions at 1: 1 scale, using tactical urbanism methods as a prototype for creating a complete street. |
Palavras-chave: | Urbanismo tático Caminhabilidade - centro de São Luís - MA São Luís - MA - caminhabilidade Cidade para pessoas Desenho de ruas Matrizes temáticas Vitalidade urbana Pedestres - caminhabilidade Tactical urbanism Walkability - downtown São Luís - MA São Luís - MA - walkability City for people Street design Thematic matrices Urban vitality Pedestrians - walkability |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LARISSA SILVA NUNES - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2019.pdf | PDF A | 8.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.