Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Larissa Silva-
dc.date.accessioned2024-11-27T02:00:52Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2024-11-27T02:00:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNUNES, Larissa Silva. Diretrizes de urbanismo tático: um estudo com ênfase em caminhabilidade em um recorte do centro de São Luís-MA. 2019. 103f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3651pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3651-
dc.description.abstractThis work aims to contribute and deepen the studies on the role of urban street design in urban vitality, in spite of the prioritization of pedestrians as the main user of the city environment. Based on the conjecture that the streets have moved away from their human dimension and cities have incorporated biggest problems related to the loss of urban vitality in their public spaces, in this opportunity, a conceptual approach will be taken on the fundamental elements about Walkability. The concept, originally, is inserted as an indicator of urban street evaluation, in which qualitative and quantitative tools are used, able to determine the quality level of space in favor of walking in the city. Within this perspective, the methodological procedures included the application of assessment forms of the physical conditions of the urban environment in cut, as well as the elaboration of thematic matrices. The Transportation and Development Policy Institute's Walkability Indexes and user interviews provided the basis for supporting the procedure that led to the diagnosis of the area. The choice of the study of walkability was due to the need to analyze the city environment from the pedestrian's perspective, as opposed to the car valorization originated in the modern era, and in years of public investments focused on the use of cars. As an object of study, there is a section of the urban area of the downtown São Luís- MA neighborhood, where issues of physical infrastructure of sidewalks were verified. The results were converted into design recommendations and guidelines for the development of pilot-level interventions at 1: 1 scale, using tactical urbanism methods as a prototype for creating a complete street.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUrbanismo táticopt_BR
dc.subjectCaminhabilidade - centro de São Luís - MApt_BR
dc.subjectSão Luís - MA - caminhabilidadept_BR
dc.subjectCidade para pessoaspt_BR
dc.subjectDesenho de ruaspt_BR
dc.subjectMatrizes temáticaspt_BR
dc.subjectVitalidade urbanapt_BR
dc.subjectPedestres - caminhabilidadept_BR
dc.subjectTactical urbanismpt_BR
dc.subjectWalkability - downtown São Luís - MApt_BR
dc.subjectSão Luís - MA - walkabilitypt_BR
dc.subjectCity for peoplept_BR
dc.subjectStreet designpt_BR
dc.subjectThematic matricespt_BR
dc.subjectUrban vitalitypt_BR
dc.subjectPedestrians - walkabilitypt_BR
dc.titleDiretrizes de urbanismo tático: um estudo com ênfase em caminhabilidade em um recorte do centro de São Luís-MApt_BR
dc.title.alternativeTactical urban planning guidelines: a study with emphasis on walkability in a section of downtown São Luís-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDNUNES, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964899423612287pt_BR
dc.contributor.advisor1Duailibe, Andrea Cristina Soares Cordeiro-
dc.contributor.advisor1IDDUAILIBE, A. C. S. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3703578487017855pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Igor Mendes-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8092-0370pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451664787017108pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Mayara Maria Amaral-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. M. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4696055963697513pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende contribuir e aprofundar os estudos acerca do papel do desenho urbano de ruas na vitalidade urbana, em que pese a priorização do pedestre como usuário principal do ambiente citadino. Advindo da conjectura de que as ruas se afastaram da sua dimensão humana e as cidades incorporaram grandes problemas relacionados à perda da vitalidade urbana nos seus espaços públicos, nessa oportunidade, será feita uma abordagem conceitual sobre os elementos fundamentais acerca da Walkability ou caminhabilidade. O conceito, originalmente, se insere como um indicador de avaliação da rua urbana, na qual são utilizadas ferramentas qualitativas e quantitativas, capazes de determinar o nível de qualidade do espaço em prol do caminhar na cidade. Dentro dessa perspectiva, os procedimentos metodológicos incluíram a aplicação de formulários de avaliação das condições físicas do ambiente urbano em recorte, bem como a elaboração de matrizes temáticas. Os Índices de Caminhabilidade do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e entrevistas aos usuários serviram de base criterial para dar suporte ao procedimento que conduziu ao diagnóstico da área. A escolha do estudo da caminhabilidade se deu pela necessidade de análise do ambiente citadino a partir do olhar do pedestre, em contraponto à valorização automobilística originada na era moderna, e em anos de investimentos públicos focados no uso de carros. Como objeto de estudo, tem-se um recorte da área urbana do bairro do Centro da cidade de São Luís- MA, onde foram verificadas questões de infraestrutura física das calçadas. Os resultados foram convertidos em recomendações e diretrizes projetuais para o desenvolvimento de intervenções a nível piloto em escala 1:1, a partir do uso de métodos do Urbanismo tático como protótipo de criação de uma rua completa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LARISSA SILVA NUNES - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2019.pdfPDF A8.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.