Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Jonatas Costa-
dc.date.accessioned2024-11-22T19:37:45Z-
dc.date.available2024-11-22-
dc.date.available2024-11-22T19:37:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCARVALHO, Jonatas Costa. A Literatura Infantojuvenil como Prática Pedagógica facilitadora para o incentivo à leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental I e II. 2017. 67f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/ 123456789/3627pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3627-
dc.description.abstractThe children's literature, reading and writing, are objects of study of this work. In order to reflect the importance of the playful in the pedagogical practice as a facilitator of the learning teaching process. Therefore, this work presents a brief history of Children's Literature and its aspects in general, through Brazil and other parts of the world, rescuing some of the history of Children's Literature and the paths traced by this genre to consolidate in school as a didactic resource , emphasizing the need to establish itself as a literary work. Literature Infantojuvenil is an enriching source of knowledge and information, and offers a pleasurable and playful method for children to thrive in the world of reading. It was verified in this research how much children's literature is present in the classroom and how it can be a great ally in the process of reading acquisition. It is known that children are fascinated by stories and that these favor their cognitive, intellectual, emotional and social development. The aim was to confirm the need for the presence of children's literature in daily school life as a form of social transformation. In order to base this research theoretically, we sought ideas and thoughts from renowned authors such as Bamberger (1991) Coelho, (1991) Lajolo (2007), Machado (2006) and others as important as those cited here. Through the bibliographical and field research, it was verified that reading allows the reader to improve his character, his personality, his creativity, his imagination and in the future to become a critical reader, able to exercise his citizenship, aware of the social reality in which he is and the possibilities of transforming it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectInfantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPapel da Escolapt_BR
dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
dc.subjectFormação do Professorpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectChildren's and Young Adultspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectRole of the Schoolpt_BR
dc.subjectReader Trainingpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicept_BR
dc.titleA Literatura Infantojuvenil como Prática Pedagógica facilitadora para o incentivo à leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental I e IIpt_BR
dc.title.alternativeChildren's Literature as a Pedagogical Practice to facilitate the encouragement of reading and writing among students in Elementary School I and II.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCARVALHO, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Holanda, Maria Lucia-
dc.contributor.advisor1IDHOLANDA, M. L. S.pt_BR
dc.description.resumoA literatura infantojuvenil, a leitura e escrita, são objetos de estudo deste trabalho. Com o objetivo de refletir a importância do lúdico na prática pedagógica como facilitador do processo ensino aprendizagem. Portanto, este trabalho apresenta um breve histórico da Literatura Infantojuvenil e seus aspectos em geral, através do Brasil e outras partes do mundo, resgatando um pouco da história da Literatura Infantojuvenil e dos caminhos trilhados por esse gênero até consolidar-se na escola como recurso didático, ressaltando a necessidade de firmar-se como obra literária. Literatura Infantojuvenil é uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação, e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam desbravar no mundo da leitura. Comprovou-se nesta pesquisa o quanto a literatura infantojuvenil está presente na sala de aula e como pode ser uma grande aliada no processo de aquisição da leitura. Sabe-se que as crianças são fascinadas por histórias e que essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da literatura infantojuvenil no cotidiano escolar como forma de transformação social. Para embasar teoricamente a presente pesquisa, buscou-se ideias e pensamentos de renomados autores como Bamberger(1991) Coelho, (1991) Lajolo (2007), Machado (2006) e outros tão importante quanto os aqui citados. Através da pesquisa bibliográfica e de campo, constatou-se que a leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.