Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Géssica Freitas-
dc.date.accessioned2024-11-22T14:01:24Z-
dc.date.available2024-11-22-
dc.date.available2024-11-22T14:01:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVAZ, Géssica Freitas. A metodologia do ensino de Língua Portuguesa diante das diversidades linguísticas dos alunos do Ensino Fundamental do 8º Ano da escola Elano de Paula. 2017. 37f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3619pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3619-
dc.description.abstractThe present Monograph focuses on the teaching of Portuguese Language and the linguistic diversity of the students of the 8th grade elementary school of the Elano de Paula School. Aware of the devaluation of the linguistic variations occurring within the schools by the teachers, especially those of Portuguese Language, this monograph seeks to analyze how the teaching process of the standard Portuguese Language standards occurs in the face of this fact and how the educators work these linguistic diversities in the classroom, because, until today, there is a very exacerbated discrimination with respect to these variants. Some teachers still support the idea that the school is an environment to learn only standard Portuguese, neglecting the linguistic varieties of its students, treating them as true "errors" of Portuguese. Faced with this, it is necessary to be aware of the importance of the existence of these linguistic diversities on the part of the teachers to then pass on to their students as a form of cultural valorization, being the duty of the teacher also to guide them as to their multiplicities of use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDiversidadespt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVariedades Linguísticaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectNorma Padrãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectVariationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLinguistic Varietiespt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectStandard Normpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectFamily.pt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectEducatorpt_BR
dc.titleA metodologia do ensino de Língua Portuguesa diante das diversidades linguísticas dos alunos do Ensino Fundamental do 8º Ano da escola Elano de Paulapt_BR
dc.title.alternativeThe methodology of teaching Portuguese in light of the linguistic diversity of 8th grade elementary school students at Elano de Paula schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDVAZ, G. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0017477366738029pt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz-
dc.contributor.advisor1IDMUNIZ, M. C. A. N. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217442246867444pt_BR
dc.contributor.referee1Holanda, Maria Lúcia de Sousa-
dc.contributor.referee1IDHOLANDA, M. L. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Maurílio Barros-
dc.contributor.referee2IDCARDOSO, M. B.pt_BR
dc.description.resumoA presente Monografia tem como foco o ensino de Língua portuguesa e a diversidade linguística dos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Elano de Paula. Conscientes da desvalorização das variações linguísticas que ocorrem dentro das escolas por parte dos professores, em especial os de Língua portuguesa, procura-se por meio da referida monografia analisar como ocorre o processo de ensino das normas padrão da Língua portuguesa diante desse fato e como os educadores trabalham essas diversidades linguísticas em sala de aula, pois, até hoje existe uma discriminação muito exacerbada com relação a essas variantes. Alguns professores ainda alimentam a ideia que a escola é um ambiente para se aprender somente o português padrão, menosprezando as variedades linguísticas de seus alunos, tratando-as como verdadeiros <erros= de português. Diante disso, faz-se necessário que se tenha consciência da importância da existência dessas diversidades linguísticas por parte dos professores para a partir daí repassarem a seus alunos como forma de valorização cultural, sendo dever do professor também orientá-los quanto as suas multiplicidades de uso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GÉSSICA FREITAS VAZ - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2017.pdfPDF-A400.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.