Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta Filho, Gentil José dos Santos-
dc.date.accessioned2024-11-22T13:45:19Z-
dc.date.available2024-11-22-
dc.date.available2024-11-22T13:45:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Gentil José dos Santos. A leitura como fator determinante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Fundamental e escola governadora Roseana Sarney. 2017. 37f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3618pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3618-
dc.description.abstractThe purpose of this monograph was to analyze reflective reading as a determinant factor for the cognitive development of elementary students I, verifying the social importance of reading for the biopsychosocial development of the individual. The subjectivity of the child is built up in the relations of exchange with the family and / or family group, relatives, friends and neighbors from the first days of life, which are reflected in the school environment. In this way the reading adds up to the intellectual development of the individual and acts in the moral formation of the students, adding to the full development of the citizen. The acquisition of reading is a dynamic process that requires significant practices of abstraction of several aspects: auditory, visual and synesthetic, therefore, the goal of the individual's cognitive development. The school is therefore the place where the child will form his life project, and the quality of teaching is the necessary condition for this integral formation (intellectual / moral). Today for many social, intellectual and cultural reasons, many parents fail to participate in the school life of their children. Hence the lack of support in reading practices can be a barrier to the full development of learners' learning. In this way, the importance of the subject is perceived as possibilities of greater awareness of parents in the school life of their children. The pleasure of reading is created from stimuli, and the way in which we work collaborates a lot to create a generation that is accustomed to reading and with a much broader and more meaningful language, being part of a society where it can participate and argue, showing the strength of the word when you have reading and knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectPráticas Sociaispt_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Practices. Social Practicespt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.titleA leitura como fator determinante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Fundamental e escola governadora Roseana Sarneypt_BR
dc.title.alternativeReading as a determining factor for the cognitive development of elementary school students at the Governor Roseana Sarney schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCOSTA FILHO, G. J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz-
dc.contributor.advisor1IDMuniz, M. C. A. N. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217442246867444pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia teve por finalidade analisar, de maneira reflexiva a leitura como fator determinante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino fundamental I, verificando a importância social da leitura para o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. A subjetividade da criança é construída nas relações de troca com a família e/ou grupo familiar, parentes, amigos e vizinhos desde os seus primeiros dias de vida, atitudes essas que irão refletir no âmbito escolar. Dessa forma a leitura soma-se ao desenvolvimento intelectual do indivíduo e atua na formação moral dos alunos, somando para o pleno desenvolvimento do cidadão. A aquisição da leitura é um processo dinâmico que requer práticas significativas de abstração de vários aspectos: auditivo, visual e sinestésico, portanto, balizador do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. A escola é, portanto o lugar onde a criança irá formar o seu projeto de vida, e a qualidade do ensino é a condição necessária para essa formação integral (intelectual/moral). Hoje por inúmeras razões de ordem social, intelectual, cultural, muitos pais deixam de participar da vida escolar de seus filhos. Destarte a falta de apoio em práticas leitoras, pode ser um entrave para o pleno desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. Dessa maneira, percebese a importância do assunto como possibilidades de conscientização maior dos pais, na vida escolar de seus filhos. O prazer pela leitura é criado a partir de estímulos, e a forma como se trabalha colabora muito para se criar uma geração habituado a ler e com a linguagem muito mais ampla e significativa, fazendo parte de uma sociedade onde poderá participar e argumentar, mostrando a força da palavra quando se tem leitura e conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.