Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3613
Título: | A importância do PIBID para a formação inicial do professor de música: um relato de experiência na Escola Liceu Maranhense |
Título(s) alternativo(s): | The importance of PIBID for the initial training of music teachers: an experience report at Escola Liceu Maranhense |
Autor(es): | Silva, Carla Pereira |
Orientador: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Estrela, Abraão Abreu |
Membro da Banca: | Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este presente trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo abordar experiências no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na escola Liceu Maranhense e seus resultados, assim como apresentar a importância da prática pedagógica na formação inicial do professor de música. Como aluna bolsista do PIBID, pude aprimorar habilidades necessárias para o exercício da profissão de educador musical. A metodologia utilizada para este trabalho foi a qualitativa por meio de experiências e estudo de caso dentro da sala de aula com práticas docentes, além da realização do levantamento bibliográfico, pesquisa e análises de informações. O contato com a sala de aula permitiu-me refletir sobre as atuais práticas docentes de ensino da música e como a formação inicial do professor de música deve ser amadurecida durante a graduação. Como resultados tivemos algumas propostas para a escola que permitiram que os alunos tivessem contato direto e efetivo com a música, a exemplo da Oficina Folclórica: a História do Bumba - meu boi, Oficina de Percussão e Flauta Doce, e o Projeto Show de Talentos. Diante disso observou-se a relevância de apresentar este relato para apresentar a importância significativa do PIBID na formação do licenciando |
Resumo: | This paper is an experience report that aims to address experiences in PIBID (Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching) at Liceu Maranhense school and its results, as well as to present the importance of pedagogical practice in the initial training of music teachers. As a PIBID scholarship student, I was able to improve the skills necessary for the exercise of the profession of music educator. The methodology used for this work was qualitative through experiences and case studies within the classroom with teaching practices, in addition to carrying out bibliographical research, research and analysis of information. Contact with the classroom allowed me to reflect on current teaching practices in music teaching and how the initial training of music teachers should be matured during undergraduate studies. As a result, we had some proposals for the school that allowed students to have direct and effective contact with music, such as the Folklore Workshop: the History of Bumba meu boi, the Percussion and Recorder Workshop, and the Talent Show Project. In view of this, it was important to present this report to demonstrate the significant importance of PIBID in the education of undergraduate students |
Palavras-chave: | Formação inicial Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Prática pedagógica Escola Liceu Maranhense Projeto Oficina Folclórica Maranhense: a história do Bumba-Meu-Boi Projeto: Oficina de Flauta Doce e Oficina de Percussão Projeto “Show de Talentos” A importânia da prática pedagógica na formação incial do professor de música e a relação do PIBID Initial training Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID) Pedagogical practice Liceu Maranhense School Maranhão Folklore Workshop Project: the history of Bumba-Meu-Boi Project: Recorder Workshop and Percussion Workshop “Talent Show” Project “Talent Show” Project |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - CARLA PEREIRA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdf | PDFA | 868.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.