Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carla Pereira-
dc.date.accessioned2024-11-21T18:46:47Z-
dc.date.available2024-11-21-
dc.date.available2024-11-21T18:46:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Pereira. A importância do PIBID para a formação inicial do professor de música: um relato de experiência na Escola Liceu Maranhense. 2019. 46 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3613pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3613-
dc.description.abstractThis paper is an experience report that aims to address experiences in PIBID (Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching) at Liceu Maranhense school and its results, as well as to present the importance of pedagogical practice in the initial training of music teachers. As a PIBID scholarship student, I was able to improve the skills necessary for the exercise of the profession of music educator. The methodology used for this work was qualitative through experiences and case studies within the classroom with teaching practices, in addition to carrying out bibliographical research, research and analysis of information. Contact with the classroom allowed me to reflect on current teaching practices in music teaching and how the initial training of music teachers should be matured during undergraduate studies. As a result, we had some proposals for the school that allowed students to have direct and effective contact with music, such as the Folklore Workshop: the History of Bumba meu boi, the Percussion and Recorder Workshop, and the Talent Show Project. In view of this, it was important to present this report to demonstrate the significant importance of PIBID in the education of undergraduate studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola Liceu Maranhensept_BR
dc.subjectProjeto Oficina Folclórica Maranhense: a história do Bumba-Meu-Boipt_BR
dc.subjectProjeto: Oficina de Flauta Doce e Oficina de Percussãopt_BR
dc.subjectProjeto “Show de Talentos”pt_BR
dc.subjectA importânia da prática pedagógica na formação incial do professor de música e a relação do PIBIDpt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectInstitutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID)pt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectLiceu Maranhense Schoolpt_BR
dc.subjectMaranhão Folklore Workshop Project: the history of Bumba-Meu-Boipt_BR
dc.subjectProject: Recorder Workshop and Percussion Workshoppt_BR
dc.subject“Talent Show” Projectpt_BR
dc.subject“Talent Show” Projectpt_BR
dc.titleA importância do PIBID para a formação inicial do professor de música: um relato de experiência na Escola Liceu Maranhensept_BR
dc.title.alternativeThe importance of PIBID for the initial training of music teachers: an experience report at Escola Liceu Maranhensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.advisor1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee2Estrela, Abraão Abreu-
dc.contributor.referee2IDESTRELA, Abraão Abreupt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602191549051342pt_BR
dc.contributor.referee3Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto-
dc.contributor.referee3IDCARVALHO, FRANCILOURDES.;CARVALHO P. T, FRANCILOURDESpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2566262431024672pt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo abordar experiências no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na escola Liceu Maranhense e seus resultados, assim como apresentar a importância da prática pedagógica na formação inicial do professor de música. Como aluna bolsista do PIBID, pude aprimorar habilidades necessárias para o exercício da profissão de educador musical. A metodologia utilizada para este trabalho foi a qualitativa por meio de experiências e estudo de caso dentro da sala de aula com práticas docentes, além da realização do levantamento bibliográfico, pesquisa e análises de informações. O contato com a sala de aula permitiu-me refletir sobre as atuais práticas docentes de ensino da música e como a formação inicial do professor de música deve ser amadurecida durante a graduação. Como resultados tivemos algumas propostas para a escola que permitiram que os alunos tivessem contato direto e efetivo com a música, a exemplo da Oficina Folclórica: a História do Bumba - meu boi, Oficina de Percussão e Flauta Doce, e o Projeto Show de Talentos. Diante disso observou-se a relevância de apresentar este relato para apresentar a importância significativa do PIBID na formação do licenciandopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - CARLA PEREIRA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA868.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.