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dc.creatorSantos, Danielle Oliveira dos-
dc.date.accessioned2024-11-19T19:39:55Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-11-19T19:39:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Danielle Oliveira dos. Desafios e possibilidades para a otimização da leitura na turma do 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Wady Fiquene. 2017. 51f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/ 123456789/3592pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3592-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the challenges and possibilities for reading optimization in a third-grade high school class at the Wady Fiquene Teaching Center - state school network, inthe city of Itapecuru-Mirim, Maranhão. Having as the starting point of literary research, the fact that reading has driven many debates and discussions in the academic environment, either by the absence of this habit, or what are the methodologies applied by educators to improve and improve the incentive to practice reading by students, because the art of reading is of extreme necessity to live and live within the standards established by the school community. Therefore, it was necessary to verify and debate the importance of the role of the school community and especially of the teacher as an incentive of the reading process and trainer of student-critical students. Thus, in order to reach the objectives proposed in this scientific research, it was observed the methodologies and tools used by the students in the classroom to improve and place the reading process in the students daily routine. The methodology used in the elaboration of this pedagogical proposal was the bibliographical research - where the conceptions and concepts of the main authors and theorists of the subject in question were approached together with a field research, with the application of questionnaires to obtain data, which could be analyzed in order to highlight the achievement of the objectives. It was observed, through the results obtained, that both the school, the teachers and the family of the students of the class in which the study was made, are essential to increase the students' motivation for a more pleasant and more enjoyable reading frequency, and for this to happen, it is necessary to use means that facilitate access to reading and more effective methods by educators who help us to perform their true function in a classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIncentivopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectHábitopt_BR
dc.subjectLeitores-críticospt_BR
dc.subjectLeitor Brasileiropt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectPapel do professorpt_BR
dc.subjectLivro impressopt_BR
dc.subjectLivro digitalpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectIncentivept_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectHabitpt_BR
dc.subjectCritical readerspt_BR
dc.subjectBrazilian readerpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectTeacher's rolept_BR
dc.subjectPrinted bookpt_BR
dc.subjectDigital bookpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades para a otimização da leitura na turma do 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Wady Fiquenept_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities for optimizing reading in the 3rd year of high school at the Wady Fiquene Teaching Centerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSantos, D. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARDOSO, Maurílio Barros-
dc.contributor.advisor1IDCARDOSO, M. B.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade discutir sobre os desafios e possibilidades para a otimização da leitura em uma das turmas do terceiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Wady Fiquene - escola da rede estadual de ensino, da cidade de Itapecuru-Mirim, Maranhão. Tendo como ponto inicial de investigação literária o fato de que a leitura tem impulsionado inúmeros debates e discussões no meio acadêmico, seja pela ausência deste hábito, ou quais são as metodologias aplicadas pelos educadores para aperfeiçoar e melhorar o incentivo à prática da leitura pelos discentes, pois a arte de ler é de extrema necessidade para se conviver - e viver - dentro dos padrões estabelecidos pela comunidade escolar. Para tanto, fez-se necessário verificar e debater a importância do papel da comunidade escolar e, principalmente, do professor enquanto incentivador do processo de leitura e formador de alunos leitores-críticos. Sendo assim, para se atingirem os objetivos indicados nesta proposta pedagógica, observaram-se quais as metodologias e ferramentas utilizadas pelos discentes em sala de aula para aprimorar e colocar o processo de leitura na rotina dos alunos. A metodologia utilizada na elaboração desta proposta pedagógica foi a pesquisa bibliográfica, onde abordaram-se as concepções e conceitos dos principais autores e teóricos do tema em questão, aliada a uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionários para a obtenção de dados que puderam ser analisados com o intuito de realçar o alcance dos objetivos. Observou-se, através dos resultados obtidos, que tanto a escola, quanto os professores e a família dos estudantes da turma em questão, são essenciais para aumentarem a motivação dos alunos quanto à realização de uma leitura mais prazerosa e com maior frequência. Contudo, para que isto aconteça, é necessária a utilização de meios que facilitem o acesso à leitura e aos métodos mais eficazes por parte dos educadores, auxiliando-os a exercerem a sua verdadeira função dentro de uma sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



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