Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Conceição , Adriana da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T17:22:08Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18 | - |
dc.date.available | 2024-11-18T17:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Adriana da. A Importância da Literatura Infantil na formação do jovem leitor. 2015. 41f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/ 123456789/3572 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3572 | - |
dc.description.abstract | This profundity has as main objective to analyze the practice of children's literature as a crucial element in the young player training highlighting its importance in various aspects such as: personal, emotional, cognitive, social and above all for the formation and construction of readers since the early years. As a strategy adopted is a descriptive -analytic mode bibliographic research that analyzes the literature from the perspective of renowned authors, namely: Zilberman, Coelho, Abramovich among other sources, such as books, articles and magazines that deal with the relationship that children's literature plays in the lives of children and adolescents in general, since despite the literature have come to their practice schools is still scarce by professionals for several reasons, namely: lack of preparation for the profession, socioeconomic reasons, lack of reading the teaching itself, faulty teaching methods that do not allow working with children's literature at school, etc. The results of this analysis attempt to describe the positive aspects for education professionals who want to really explore this theme in the classroom, highlighting both the role of the teacher and the school in the formation of critical and autonomous citizens through literature and paradigmatic changes that focus on the student encouraging reading for pleasure, not traumatize him with evidence and closed questions that has little to contribute to their cognitive training to interpret and read the world | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infanto-Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Jovem Leitor | pt_BR |
dc.subject | Mediação do Professor | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de Leitores | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | História Lida e Contada | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature | pt_BR |
dc.subject | Young Reader | pt_BR |
dc.subject | Teacher Mediation | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practices | pt_BR |
dc.subject | Reader Training | pt_BR |
dc.subject | Orality | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Stories Read and Told | pt_BR |
dc.title | A Importância da Literatura Infantil na formação do jovem leitor | pt_BR |
dc.title.alternative | The Importance of Children's Literature in the Formation of Young Readers | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | Conceição, A. da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Samira Diorama da | - |
dc.contributor.advisor1ID | Fonseca, S. D. da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3078931606663707 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta elucubração tem como objetivo geral analisar a prática de Literatura Infantil como um elemento crucial na formação do jovem leitor destacando a importância da mesma em vários aspectos tais como: pessoal, emocional, cognitivo, social e sobretudo para a formação e construção de leitores desde os primeiros anos. Como estratégia adotou-se uma pesquisa de modo bibliográfico analítico-descritivo que analisa a literatura sob a ótica de autores renomados, a saber: Zilberman, Coelho, Abramovich entre outras fontes, tais como: livros, artigos e revistas que tratam da relação que a Literatura infantil desempenha na vida da criança e do adolescente de modo geral, visto que apesar da literatura ter chegado às escolas sua prática ainda é escassa por parte dos profissionais por várias razões, a saber: falta de preparo para o exercício da profissão, razões socioeconômicas, falta de leitura do próprio docente, métodos pedagógicos falhos que não possibilitam o trabalho com literatura infantil na escola, etc. Os resultados dessa análise buscam descrever os aspectos positivos para os profissionais da educação que desejam de fato explorar essa temática em sala de aula, destacando tanto o papel do professor quanto da escola na formação de cidadãos críticos e autônomos por meio da literatura e de mudanças paradigmáticas que focam no aluno o incentivo à leitura por prazer, sem traumatizá-lo com provas e questões fechadas que pouco tem a contribuir para sua formação cognitiva de interpretar e de ler o mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itapecuru – Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura Brasileira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ADRIANA DA CONCEIÇÃO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2015.pdf | PDF-A | 245.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.