Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição , Adriana da-
dc.date.accessioned2024-11-18T17:22:08Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T17:22:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Adriana da. A Importância da Literatura Infantil na formação do jovem leitor. 2015. 41f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/ 123456789/3572pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3572-
dc.description.abstractThis profundity has as main objective to analyze the practice of children's literature as a crucial element in the young player training highlighting its importance in various aspects such as: personal, emotional, cognitive, social and above all for the formation and construction of readers since the early years. As a strategy adopted is a descriptive -analytic mode bibliographic research that analyzes the literature from the perspective of renowned authors, namely: Zilberman, Coelho, Abramovich among other sources, such as books, articles and magazines that deal with the relationship that children's literature plays in the lives of children and adolescents in general, since despite the literature have come to their practice schools is still scarce by professionals for several reasons, namely: lack of preparation for the profession, socioeconomic reasons, lack of reading the teaching itself, faulty teaching methods that do not allow working with children's literature at school, etc. The results of this analysis attempt to describe the positive aspects for education professionals who want to really explore this theme in the classroom, highlighting both the role of the teacher and the school in the formation of critical and autonomous citizens through literature and paradigmatic changes that focus on the student encouraging reading for pleasure, not traumatize him with evidence and closed questions that has little to contribute to their cognitive training to interpret and read the worldpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura Infanto-Juvenilpt_BR
dc.subjectJovem Leitorpt_BR
dc.subjectMediação do Professorpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectHistória Lida e Contadapt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectYoung Readerpt_BR
dc.subjectTeacher Mediationpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectReader Trainingpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectStories Read and Toldpt_BR
dc.titleA Importância da Literatura Infantil na formação do jovem leitorpt_BR
dc.title.alternativeThe Importance of Children's Literature in the Formation of Young Readerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDConceição, A. dapt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Samira Diorama da-
dc.contributor.advisor1IDFonseca, S. D. dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3078931606663707pt_BR
dc.description.resumoEsta elucubração tem como objetivo geral analisar a prática de Literatura Infantil como um elemento crucial na formação do jovem leitor destacando a importância da mesma em vários aspectos tais como: pessoal, emocional, cognitivo, social e sobretudo para a formação e construção de leitores desde os primeiros anos. Como estratégia adotou-se uma pesquisa de modo bibliográfico analítico-descritivo que analisa a literatura sob a ótica de autores renomados, a saber: Zilberman, Coelho, Abramovich entre outras fontes, tais como: livros, artigos e revistas que tratam da relação que a Literatura infantil desempenha na vida da criança e do adolescente de modo geral, visto que apesar da literatura ter chegado às escolas sua prática ainda é escassa por parte dos profissionais por várias razões, a saber: falta de preparo para o exercício da profissão, razões socioeconômicas, falta de leitura do próprio docente, métodos pedagógicos falhos que não possibilitam o trabalho com literatura infantil na escola, etc. Os resultados dessa análise buscam descrever os aspectos positivos para os profissionais da educação que desejam de fato explorar essa temática em sala de aula, destacando tanto o papel do professor quanto da escola na formação de cidadãos críticos e autônomos por meio da literatura e de mudanças paradigmáticas que focam no aluno o incentivo à leitura por prazer, sem traumatizá-lo com provas e questões fechadas que pouco tem a contribuir para sua formação cognitiva de interpretar e de ler o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ADRIANA DA CONCEIÇÃO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2015.pdfPDF-A245.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.