Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3566
Título: A importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Freitas, Beatriz Caroline de Assunção
Rocha, Natali Moraes da
Orientador: Cardoso, Jane Cruz
Membro da Banca: Deus, Amélia Meireles de
Membro da Banca: Silva, Haêde Gomes
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo tem como objeto de pesquisa a contribuição dos jogos e brincadeiras para aprendizagem das crianças na educação infantil, pois tais estratégias permitem as crianças construir seu conhecimento a partir das interações na sala de aula, além disso, aborda a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Diante do exposto, delimitamos a problemática que gerou esse estudo, a saber: como os jogos e Brincadeiras podem contribuir para o ensino-aprendizagem da criança na educação infantil? Definiu-se o objetivo geral: analisar como os jogos e Brincadeiras podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da criança na educação infantil. E desenvolve-se a partir dos seguintes objetivos específicos conhecer como os jogos e brincadeiras são utilizados junto aos alunos da educação infantil?. Verificar como a brincadeira auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança na educação infantil? Identificar quais estratégias pedagógicas por meio dos jogos e brincadeiras são utilizadas pelos professores em sala de aula. Este trabalhofoi fundamentado com o referencial teórico a partir de autores sobre o referido tema ao qual empreende-se um diálogo com Kishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), dentre outros.A metodologia desta pesquisa é de natureza de campo e bibliográfica com abordagem qualitativa, em relação ao problema, estabelece como campo de pesquisa uma instituição de ensino da rede municipal da cidade de Timon-MA. Tem como interlocutoras da pesquisa duas professoras da Educação Infantil e utiliza como instrumento para a produção dos dados umquestionário com perguntas abertas. Sinaliza nos resultados queos jogos e brincadeiras quando utilizados com estratégias didáticas na sala de aula de educação infantil, podem contribuir para aprendizagem das crianças quando bem utilizado pelo professor e adequado ao conteúdo trabalhado. Conclui que, os jogos e brincadeiras proporciona aos discentes um aprendizado significativo com a utilização pedagógica do brincado na sala de aula na perspectiva do ensino e aprendizagem.
Resumo: The presentstudyhas os its researchobjectthecontributionof games and games tochildren'slearning in earlychildhoodeducation, as suchstrategiesallowchildrento build theirknowledgefrominteractions in theclassroom, in additiontoaddressingtheimportanceof games and games in earlychildhoodeducation. In viewoftheabove, wedelimittheproblemthatgeneratedthisstudy, namely: howcan games and games contributetotheteaching-learningofchildren in earlychildhoodeducation? The general objectivewasdefined: toanalyzehow games and games cancontributetothechild'steaching-learningprocess in earlychildhoodeducation. And it developsfromthefollowingspecificobjectivestoknowhow games and games are usedwithchildren'seducationstudents. Toverifyhowthe game helps in thecognitiveand motor developmentofthechild in kindergarten. Identifywhichpedagogicalstrategiesthrough games and games are usedbyteachers in the classroom. Thisworkwasbasedonthetheoretical framework basedonauthorsontheaforementionedtheme, towhich a dialogue isundertakenwithKishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), among others. The methodologyofthisresearchisof a fieldandbibliographicalnaturewith a qualitative approach in relationtotheproblem, establishing as a researchfield a teachinginstitutionofthe municipal network ofthecityofTimon-MA. It has as researchinterlocutorstwokindergartenteachersand uses a questionnairewith open questions as aninstrument for data production. It signals in theresultsthat games and games whenusedwithdidacticstrategies in theearlychildhoodeducationclassroom, cancontributetochildren'slearningwhenwellusedbytheteacherandappropriatetothe contentworked. It concludesthat games and games providestudentswithmeaningfullearningwiththepedagogical use of games in theclassroomfromthe perspective ofteachingandlearning.
Palavras-chave: Jogos
Games
Brincadeiras
Jokes
Educação infantil
Early childhood education
Criança
Child
Aprendizagem
Learning
Ensino
Teaching
Desenvolvimento - cognitivo
Development - cognitive
Estratégias pedagógicas
Pedagogical strategies
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA BEATRIZ E NATALI (1) (1) (1) (1)-otimizado_1.pdf272.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.