Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Beatriz Caroline de Assunção | - |
dc.creator | Rocha, Natali Moraes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T22:19:06Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14 | - |
dc.date.available | 2024-11-14T22:19:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Beatriz Caroline de Assunção; ROCHA, Natali Moraes da. A importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil. 2023. 47f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3566 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3566 | - |
dc.description.abstract | The presentstudyhas os its researchobjectthecontributionof games and games tochildren'slearning in earlychildhoodeducation, as suchstrategiesallowchildrento build theirknowledgefrominteractions in theclassroom, in additiontoaddressingtheimportanceof games and games in earlychildhoodeducation. In viewoftheabove, wedelimittheproblemthatgeneratedthisstudy, namely: howcan games and games contributetotheteaching-learningofchildren in earlychildhoodeducation? The general objectivewasdefined: toanalyzehow games and games cancontributetothechild'steaching-learningprocess in earlychildhoodeducation. And it developsfromthefollowingspecificobjectivestoknowhow games and games are usedwithchildren'seducationstudents. Toverifyhowthe game helps in thecognitiveand motor developmentofthechild in kindergarten. Identifywhichpedagogicalstrategiesthrough games and games are usedbyteachers in the classroom. Thisworkwasbasedonthetheoretical framework basedonauthorsontheaforementionedtheme, towhich a dialogue isundertakenwithKishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), among others. The methodologyofthisresearchisof a fieldandbibliographicalnaturewith a qualitative approach in relationtotheproblem, establishing as a researchfield a teachinginstitutionofthe municipal network ofthecityofTimon-MA. It has as researchinterlocutorstwokindergartenteachersand uses a questionnairewith open questions as aninstrument for data production. It signals in theresultsthat games and games whenusedwithdidacticstrategies in theearlychildhoodeducationclassroom, cancontributetochildren'slearningwhenwellusedbytheteacherandappropriatetothe contentworked. It concludesthat games and games providestudentswithmeaningfullearningwiththepedagogical use of games in theclassroomfromthe perspective ofteachingandlearning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Jokes | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Child | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento - cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Development - cognitive | pt_BR |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical strategies | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Jane Cruz | - |
dc.contributor.referee1 | Deus, Amélia Meireles de | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Haêde Gomes | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objeto de pesquisa a contribuição dos jogos e brincadeiras para aprendizagem das crianças na educação infantil, pois tais estratégias permitem as crianças construir seu conhecimento a partir das interações na sala de aula, além disso, aborda a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Diante do exposto, delimitamos a problemática que gerou esse estudo, a saber: como os jogos e Brincadeiras podem contribuir para o ensino-aprendizagem da criança na educação infantil? Definiu-se o objetivo geral: analisar como os jogos e Brincadeiras podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da criança na educação infantil. E desenvolve-se a partir dos seguintes objetivos específicos conhecer como os jogos e brincadeiras são utilizados junto aos alunos da educação infantil?. Verificar como a brincadeira auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança na educação infantil? Identificar quais estratégias pedagógicas por meio dos jogos e brincadeiras são utilizadas pelos professores em sala de aula. Este trabalhofoi fundamentado com o referencial teórico a partir de autores sobre o referido tema ao qual empreende-se um diálogo com Kishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), dentre outros.A metodologia desta pesquisa é de natureza de campo e bibliográfica com abordagem qualitativa, em relação ao problema, estabelece como campo de pesquisa uma instituição de ensino da rede municipal da cidade de Timon-MA. Tem como interlocutoras da pesquisa duas professoras da Educação Infantil e utiliza como instrumento para a produção dos dados umquestionário com perguntas abertas. Sinaliza nos resultados queos jogos e brincadeiras quando utilizados com estratégias didáticas na sala de aula de educação infantil, podem contribuir para aprendizagem das crianças quando bem utilizado pelo professor e adequado ao conteúdo trabalhado. Conclui que, os jogos e brincadeiras proporciona aos discentes um aprendizado significativo com a utilização pedagógica do brincado na sala de aula na perspectiva do ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Timon | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA BEATRIZ E NATALI (1) (1) (1) (1)-otimizado_1.pdf | 272.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.