Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPenha, Marcelo da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-12T16:39:06Z-
dc.date.available2024-11-12-
dc.date.available2024-11-12T16:39:06Z-
dc.date.issued2020-05-22-
dc.identifier.citationPENHA, Marcelo da Silva. Tecnologias na educação matemática: o uso da HP 12 C na resolução de problemas em Matemática financeira com alunos do 3° ano do ensino médio. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3549pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3549-
dc.description.abstractThe objective of this study is to present, in a clear way, the main resources available in the HP 12 C calculator, especially algebraic operations, involving percentage, interest, discounts, amortization and applicable resources to financial mathematics. The study also intends to contribute, with knowledge of financial mathematics from problem solving, using the HP 12 C calculator as a tool. This is a qualitative research, with intervention, and for that, the HP financial calculator was used. 12 C as a pedagogical tool for problem solving. Whit this strategy, the investigation proposed to prepare students for the exercise of citizenship, solving everyday situations, as well as subsidizing information and knowledge that may be useful in the job market. Basic concepts related to the proposed theme are presented to the research subjects, whit contextualized examples, specifying the main agents that facilitate the understanding of the contept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de problemapt_BR
dc.subjectMatemática financeira.pt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectFinanceira HP 12 Cpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectFinancial mathpt_BR
dc.subjectCalculatorpt_BR
dc.subjectHP 12 C Financialpt_BR
dc.titleTecnologias na educação matemática: o uso da HP 12 C na resolução de problemas em Matemática financeira com alunos do 3° ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTechnologies in mathematics education: the use of the HP 12 C in solving problems in financial mathematics with 3rd year high school studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDPENHA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1169630648435866pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.advisor1IDBRANDÃO, R. J. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499pt_BR
dc.contributor.referee1Turibus, Sergio Noleto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1301-1385pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297720388843439pt_BR
dc.contributor.referee2Neres, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9082-7885pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é apresentar, de forma clara, os principais recursos disponíveis na calculadora HP 12 C, em especial operações algébricas, envolvendo porcentagem, juros, descontos, amortização e recursos aplicáveis à Matemática financeira. O estudo pretende, também, contribuir, com conhecimentos de Matemática financeira a partir da resolução de problemas, utilizando como ferramenta a calculadora HP 12 C. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com intervenção, e para isso utilizou-se a calculadora financeira HP 12 C como ferramenta pedagógica para a resolução de problema. Com essa estratégia a investigação propôs-se a preparar os alunos para o exercício da cidadania, resolvendo situações do cotidiano, bem como subsidiar informações e conhecimentos que poderão ser úteis no mercado de trabalho. Apresenta aos sujeitos de investigação conceitos básicos relacionados ao tema proposto, com exemplos contextualizados, especificando os principais agentes que facilitam o entendimento do conteúdopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programBIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA-REDE BIONORTEpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - MARCELO DA SILVA PENHA - PROFMAT - UEMA 2020.pdfPDF A1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.