Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3548
Título: | O espaço de brincar na habitação de interesse social: uma proposta de intervenção para o residencial Jackson Lago |
Título(s) alternativo(s): | The play space in social housing: an intervention proposal for the Jackson Lago residential complex |
Autor(es): | Mendes, Ana Julia de Lima |
Orientador: | Fujiwara , Melina |
Data do documento: | 2024-06-21 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O ato de brincar tem um papel fundamental no comportamento e na aprendizagem das crianças, que, ao serem privadas de um desenvolvimento adequado, podem sofrer severas consequências na vida adulta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo e elaborar um projeto urbano de intervenção no espaço destinado às brincadeiras de uma Habitação de Interesse Social – local disponibilizado pelo governo como moradia de famílias de baixa renda – na cidade de em São Luís – MA: o Residencial Jackson Lago, localizado no bairro Fé em Deus. Para tal, primeiramente foi realizado um estudo bibliográfico a respeito do papel da criança na sociedade e da necessidade de garantia do direito de brincar em prol do correto desenvolvimento cognitivo infantil, sobretudo referente a crianças residentes em habitações de baixa renda. Desse modo, foi de primordial importância para o desenvolvimento do trabalho a observação das adjacências do residencial, a análise do pensamento dos responsáveis pelas crianças que ali vivem (através de um questionário) e o estudo das fraquezas e potencialidades do local; buscando inspirações em outras moradias que obtivessem abordagens semelhantes à proposta. Assim, a fim de garantir que o projeto proporcione o desenvolvimento do domínio das crianças sobre suas vidas, com ambientes acolhedores e espaços adaptados às necessidades infantis, foi possível a realização de um projeto de intervenção no residencial maranhense, visando um ambiente funcional e capaz de ser aplicado no bairro em questão. |
Resumo: | The act of playing plays a fundamental role in the behavior and learning of children, who, when deprived of adequate development, can suffer severe consequences in adult life. Thus, the main objective of the present work is to carry out a study and develop an urban intervention project in the space intended for play in a Social Interest Housing – a place made available by the government as housing for low-income families – in the city of São Luís. – MA: Residencial Jackson Lago, located in the Fé em Deus neighborhood. To this end, a bibliographical study was first carried out regarding the role of children in society and the need to guarantee the right to play in favor of the correct cognitive development of children, especially regarding children living in low-income housing. Therefore, it was of primary importance for the development of the work to observe the surroundings of the residence, analyze the thoughts of those responsible for the children who live there (through a questionnaire) and study the weaknesses and potential of the place; seeking inspiration from other homes that had similar approaches to the proposal. Thus, in order to ensure that the project provides the development of children's control over their lives, with welcoming environments and spaces adapted to children's needs, it was possible to carry out an intervention project in the Maranhão residence, aiming at a functional environment capable of be applied in the neighborhood in question. |
Palavras-chave: | Brincar Habitação de Interesse Social Necessidades Infantis Aprendizagem Projeto urbano Learning Urban design Play Social Housing Children’s Needs |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANA JULIA MENDES - CCT UEMA 2024.pdf | PDF A | 10.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.