Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Ana Julia de Lima-
dc.date.accessioned2024-11-12T14:45:32Z-
dc.date.available2024-11-12-
dc.date.available2024-11-12T14:45:32Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationMENDES, Ana Julia de Lima. O Espaço de Brincar na Habitação de Interesse Social: uma proposta de intervenção para o residencial Jackson Lago. 2024. 95f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3548pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3548-
dc.description.abstractThe act of playing plays a fundamental role in the behavior and learning of children, who, when deprived of adequate development, can suffer severe consequences in adult life. Thus, the main objective of the present work is to carry out a study and develop an urban intervention project in the space intended for play in a Social Interest Housing – a place made available by the government as housing for low-income families – in the city of São Luís. – MA: Residencial Jackson Lago, located in the Fé em Deus neighborhood. To this end, a bibliographical study was first carried out regarding the role of children in society and the need to guarantee the right to play in favor of the correct cognitive development of children, especially regarding children living in low-income housing. Therefore, it was of primary importance for the development of the work to observe the surroundings of the residence, analyze the thoughts of those responsible for the children who live there (through a questionnaire) and study the weaknesses and potential of the place; seeking inspiration from other homes that had similar approaches to the proposal. Thus, in order to ensure that the project provides the development of children's control over their lives, with welcoming environments and spaces adapted to children's needs, it was possible to carry out an intervention project in the Maranhão residence, aiming at a functional environment capable of be applied in the neighborhood in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectHabitação de Interesse Socialpt_BR
dc.subjectNecessidades Infantispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto urbanopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectUrban designpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectSocial Housingpt_BR
dc.subjectChildren’s Needspt_BR
dc.titleO espaço de brincar na habitação de interesse social: uma proposta de intervenção para o residencial Jackson Lagopt_BR
dc.title.alternativeThe play space in social housing: an intervention proposal for the Jackson Lago residential complexpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMENDES, A. J. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Fujiwara , Melina-
dc.contributor.advisor1IDFUJIWARA, M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363481659045776pt_BR
dc.description.resumoO ato de brincar tem um papel fundamental no comportamento e na aprendizagem das crianças, que, ao serem privadas de um desenvolvimento adequado, podem sofrer severas consequências na vida adulta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo e elaborar um projeto urbano de intervenção no espaço destinado às brincadeiras de uma Habitação de Interesse Social – local disponibilizado pelo governo como moradia de famílias de baixa renda – na cidade de em São Luís – MA: o Residencial Jackson Lago, localizado no bairro Fé em Deus. Para tal, primeiramente foi realizado um estudo bibliográfico a respeito do papel da criança na sociedade e da necessidade de garantia do direito de brincar em prol do correto desenvolvimento cognitivo infantil, sobretudo referente a crianças residentes em habitações de baixa renda. Desse modo, foi de primordial importância para o desenvolvimento do trabalho a observação das adjacências do residencial, a análise do pensamento dos responsáveis pelas crianças que ali vivem (através de um questionário) e o estudo das fraquezas e potencialidades do local; buscando inspirações em outras moradias que obtivessem abordagens semelhantes à proposta. Assim, a fim de garantir que o projeto proporcione o desenvolvimento do domínio das crianças sobre suas vidas, com ambientes acolhedores e espaços adaptados às necessidades infantis, foi possível a realização de um projeto de intervenção no residencial maranhense, visando um ambiente funcional e capaz de ser aplicado no bairro em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANA JULIA MENDES - CCT UEMA 2024.pdfPDF A10.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.