Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Diwey Monteiro dos-
dc.date.accessioned2024-11-08T19:29:56Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T19:29:56Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Diwey Monteiro dos. Uma proposta de introdução ao cálculo, como facilitador na aprendizagem matemática. 59 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) -Universidade Estadual do Maranhão, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3541pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3541-
dc.description.abstractThis research seeks to defend a proposal for the insertion of concepts of Differential and Integral Calculus in High School in such a way as to facilitate mathematical learning. During our research seven meetings were held with the 30 students of the 3◦ year of the Teaching Center Professor Maria luiza Rodrigues de Sousa aiming to offer an introduction to the concepts of Differential and Integral Calculus, through extra classes in the form of minicourse held during the students’ class shift with an hourly charge of 28 hours/distributed classes, seven modules. During the mini-course, students were initially introduced to the basic concepts of Limit, Derivative and Integral, and activities developed by the students were also proposed, which from the exercises presented by the teacher have the ability to formulate concepts and definitions to improve their knowledge and relate the even with your day-to-day. At the end of each module, a questionnaire was applied to assess the development of the participating students, so through these questionnaires it sought to establish the level of growth to be compared, on the students’ conceptions, before and after the mini-course. From the analysis of the result of this experience, we arrived at the conclusions that corroborated the hypotheses made in the course of the work. Among the conclusions, we show that it is perfectly possible to deal with the concepts of Differential and Integral Calculus in High School and that this approach will have the potential to improve the quality of Mathematics teaching in High School itselfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntrodução ao Cálculo Diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectCálculo no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectIntroduction to Differential Calculuspt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectIntegral calculationpt_BR
dc.subjectCalculus in High Schoolpt_BR
dc.titleUma proposta de introdução ao cálculo, como facilitador na aprendizagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeA proposal for an introduction to calculation, as a facilitator in mathematical learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3759115674224635pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marlon Cesar Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6538679807797248pt_BR
dc.contributor.referee1Marão, José Antonio Pires Ferreira-
dc.contributor.referee2Neres, Raimundo Luna-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca defender uma proposta de inserção de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio de tal forma que seja facilitador da aprendizagem Matemática. Durante nossa pesquisa foram feitos sete encontros com os 30 alunos do 3◦ ano do Centro de Ensino Professora Maria Luzia Rodrigues de Sousa visando oferecer uma introdução dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral, por meio de aulas extras em forma de minicurso realizado no contra turno de aula dos alunos com uma carga horária de 28 horas/aulas distribuídas, sete módulos. Durante o minicurso inicialmente foram apresentados aos estudantes os conceitos básicos de Limite, Derivada e Integral, e também foram propostas atividades desenvolvidas pelos alunos, que a partir dos exercícios apresentados pelo professor tenham a capacidade de formular conceitos e definições para aprimorar o seu conhecimento e relacionar o mesmo com o seu dia-dia. Ao final de cada módulo foi aplicado um questionário para avaliar o desenvolvimento dos alunos participantes, assim através destes questionários buscou estabelecer o nível de crescimento a ser comparado, sobre as concepções dos estudantes, antes e depois do minicurso. A partir da análise do resultado dessa experiência, chegamos às conclusões que corroboraram as hipóteses feitas no transcorrer do trabalho. Dentre as conclusões, mostramos que é perfeitamente possível tratar dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio e que esta abordagem, venha ter o potencial de melhorar a qualidade do ensino de Matemática do próprio Ensino Médiopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMATICA EM REDE NACIONAL - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - DIWEY MONTEIRO DOS SANTOS - PROFMAT - UEMA 2019.pdfPDF A1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.